1541 – O uso do Telemóvel

Crónica GARE
Quarta-feira, 12 Fevereiro 2020
1541 – O uso do Telemóvel
  • Na Estrada em Segurança

 

A GARE é uma pequena associação, e por esse motivo, quando uma pessoa que tem uma determinada tarefa para cumprir, e por motivos imprevistos não a pode realizar e não consegue arranjar quem a substitua, acontece aquilo que aconteceu nos últimos 2 dias, com a habitual crónica, na estrada..em segurança.

Na passada 2ª e 3ª feira não houve na estrada…em segurança.

Mas hoje cá estou outra vez.

E como estou aqui outra vez, quero dizer que concordo inteiramente com a campanha que começou ontem, e que se vai prolongar por vários dias, contra o uso durante a condução de telemóveis ou quaisquer outros dispositivos do mesmo tipo.

E esta campanha que a GNR está a fazer em todo os país, destina-se a tentar salvar pessoas.

O uso do telemóvel ou outros aparelhos similares, enquanto se conduz é de uma perigosidade extrema, por que é causador de distração da atenção do condutor e admite-se que cerca de 25% dos sinistros nas nossas estradas são causados por distração do condutor.

Basta pensar numa coisa tão simples como isto. A 90 kilómetros por hora, a velocidade máxima permitida num estrada nacional, num único segundo, um automóvel percorre 25 metros.

Conduzir durante 25 metros a 90km/h sem olhar para a estrada, pode ser o fim da sua última viagem, e o fim da viagem de outras pessoas.

 ATÉ AMANHÃ!