1544 – Telemóveis e batom

Crónica GARE
Quarta-feira, 19 Fevereiro 2020
1544 – Telemóveis e batom
  • Na Estrada em Segurança

 

Vamos uma vez mais falar de telemóveis na condução.

Tal como o “não mexer” ou o “não enviar mensagens” no telemóvel são dicas de segurança na estrada, também a não utilização de auriculares é recomendada.

Ligar, colocar ou configurar um auricular é uma distração que, momentaneamente, nos faz desviar os olhos da estrada. Nestes ínfimos segundos, qualquer coisa pode acontecer e o tempo de reação será, seguramente, mais lento.

Por isso mesmo, a utilização destes equipamentos durante a condução gera muitas dúvidas e preocupações entre os condutores.

No entanto, o artigo 84 do código da estrada é muito claro e refere que a sua utilização é permitida, desde que “dotados de um único auricular ou microfone com sistema de voz alta, cuja utilização não implique manuseamento continuado”.

E já agora, dedicado especialmente às senhoras, que por vezes saem de casa a correr e sem tempo para fazer pequenos retoques na maquilhagem.

Não o façam, pois, frequente ver uma senhora a aplicar batom ou rímel, enquanto está no pára-arranca do trânsito. Pode parecer inofensivo, mas a verdade é que esta prática não só a faz desviar os olhos de todos os fatores que influenciam a condução, como também lhe ocupa as mãos, que permanecem afastadas do local correto: o volante.

Façam isso quando chegarem ao local de trabalho.

Sejam felizes hoje e amanhã e depois, sempre, em segurança.

Até amanhã!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com