1554 – A ANSR voltou às estatísticas

Crónica GARE
Sexta-feira, 06 Março 2020
1554 – A ANSR voltou às estatísticas
  • Na Estrada em Segurança

 

Finalmente, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, voltou a publicar dados da sinistralidade em Portugal.

Toda esta espera, desde o fim do ano de 2019, teria que se traduzir em várias mudanças, algumas das quais eram pedidas desde há muito tempo, pela GARE e por várias outras organizações.

Em primeiro lugar, os dados agora vão passar a ser organizados mensalmente, o que do ponto de vista estatístico me parece ser muito mais razoável.

Finalmente, o país passa a ser um todo, composto pelo Continente, pelos Açores e pela Madeira, pois desde há muitos anos que isto era pedido por todos, e passa a estar em consonância com as normas europeias, em que as principais estatísticas são feitas em função da população, e portanto os dados da Madeira e do Açores têm que ser considerados.

Começam a ser apresentados alguns estudos gráficos importantes, como a distribuição dos acidentes pelos tipos de vias, pela entidade gestora das vias onde se verificaram vítimas mortais, pelos distribuição dos atropelamentos dentro e fora das cidades, etc.

Completamente novo, com algum interesse, é um registo das ações de fiscalização, dos tipos de infrações cometidas como a velocidade, o álcool, o seguro, a inspeção, o telemóvel, o cinto de segurança, os sistemas de retenção ou outras que não sabemos o que é.

Aqui vale a pena desde já referir que relativamente à tipologia das infrações, 58,7% do total registado em janeiro de 2020 corresponderam a excesso de velocidade, mais 49,9% do que 2019.

MAIS CONDUÇÃO SEGURA MAIS VIDA

Bom fim de semana!  

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com