1555 – É preciso mudar comportamentos

Crónica GARE
Segunda-feira, 09 Março 2020
1555 – É preciso mudar comportamentos
  • Na Estrada em Segurança

 

Voltando ao relatório de sinistralidade rodoviária relativo ao mês de Janeiro de 2020, da ANSR, há um conjunto de dados que são apresentados neste novo formato que vale a pena ter em conta, porque nos ajudam a perceber o que se passa nas nossas estradas,e por isso, ajuda-nos a compreender como devemos melhorar a nossa condução para que seja mais segura.

Assim, é importante constatar que a colisão é o tipo desastre mais frequente de que resultam vítimas, 52,7%.

E porque há tanta colisão? Por distração, por efeito de estar a usar telemóvel, por efeito de álcool ou drogas no sangue, por sonolência, por excesso de velocidade, etc.

No entanto, o maior número de vítimas mortais, resulta de atropelamentos, 43,3%.

E porquê? Porque se anda muito depressa dentro das nossas cidades, não se respeitam as passadeiras, e muitas até estão mal pintadas.

Para quando proibir que se ande a mais de 30km/h dentro das nossas localidades e junto a escolas ou parques desportivos, mesmo situados no exterior das localidades, como é o caso de Évora?

Entre muitos outros aspetos de que iremos falando de vez em quando, queremos salientar que embora os automóveis ligeiros continuem a ser 68,8% dos veículos intervenientes em acidentes com vítimas, em Janeiro de 2020, comparativamente a janeiro de 2019, houve um aumento de 80% de ciclomotores e motociclos envolvidos em acidentes com vítimas.

Quando vamos mudar os nossos comportamentos?

 

Até amanhã

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com