1558 – A PSP e a GNR sempre

Crónica GARE
Quinta-feira, 12 Março 2020
1558 – A PSP e a GNR sempre
  • Na Estrada em Segurança

 

Ontem, quando dei conta do lançamento da nova campanha da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, contra os excessos de velocidade, prometi que haveria de voltar a este assunto, e é disso que eu quero falar.

Tenho que começar por dizer, aquilo que já tenho tido inúmeras vezes, que a velocidade mata, quer na estrada, quer dentro das localidades, e por isso, é preciso criar condições para que os condutores de veículos ligeiros, especialmente esses, não ultrapassem os limites de velocidade estabelecidos, porque esses sãos os limites dentro dos quais há segurança.

Até aqui, claro que concordo com a ANSR, em alertar para os riscos da condução com excesso de velocidade.

Não tenho nada contra o trabalho pedagógico que a PSP e a GNR desde há muitos anos têm vindo a fazer em múltiplas áreas, e todos devemos estar muito orgulhosos do trabalho que estas 2 polícias fazem nas diversas áreas da prevenção em que intervêm.

Mas, quer à PSP, quer à GNR, não foi aumentado número de efectivos para fazerem campanhas de sensibilização.

Para fazer campanhas, terão que diminuir a fiscalização e esse é que que é o objectivo central da GNR e da PSP.

Para diminuir a velocidade, basta aumentar o numero de radares nos sítios onde é preciso e urgente baixar a velocidade. A tecnologia encarrega-se de mandar a multa para casa.

O combate à sinistralidade rodoviária ainda está muito longe de ser um desígnio nacional, contrariamente àquilo que os nossos dirigentes dizem.

Até amanhã !

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com