1567 – Tenham calma que isto há-de passar

Crónica GARE
Quinta-feira, 26 Março 2020
1567 – Tenham calma que isto há-de passar
  • Na Estrada em Segurança

 

Depois de José Jorge Letria e do seu poema intitulado “A vida Triunfa em casa”, a propósito do Covid 19, que eu ontem tive a ousadia de dizer, voltou-me ao pensamento, uma sensação de privilégio, que alguns portugueses, e particularmente alguns alentejanos têm, mesmo que, como eu, pertençam à categoria de adotados.

Há muito anos atrás, a nossa Rádio Diana, tinha um programa feito pelos meus queridos amigos Alberto de Magalhães e Luís Carmelo, que classificava os alentejanos em diversas classes, que íam dos autênticos, aos adotados, passando pelos da diaspora e outros que já não me lembro de todos.

O privilégio de ser alentejano, mesmo que adotado, por ter nascido noutra terra, que se traduz na forma de estar, de viver, de sentir diariamente.

Privilégio duplo em tempo de crise, se ficar em casa, quer dizer ficar com os pardais ao amanhecer e ao entardecer, ver as árvores a florir, em tantas cores diferentes, como diferentes serão os sabores dos frutos em que se transformarão.

E o dia passa tranquilo, até à chegada do jantar e das notícias horrorosas de todos os noticiários, havendo alguns que se esforçam mesmo muito, para tornar tudo ainda mais horroroso.

E corremos os canais todos e todos falam do novo corona vírus, assim como antigamente todos falavam de futebol.

Apesar de tudo, nas redes sociais é muito pior, com a agravante que aqui há muita aldrabice, as fake news como agora se diz.

Como diria alguém, tenham calma que isto há-de passar.

 

Até amanhã !

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com