1569 – Também há boas notícias

Crónica GARE
Segunda-feira, 30 Março 2020
1569 – Também há boas notícias
  • Na Estrada em Segurança

 

Uma nova semana nos espera, quase toda já dentro de Abril, com os dias mais compridos, devido à mudança da hora.

Teremos que continuar firmemente em casa, reinventando com os que vivem connosco, todos os dias, novas formas de sermos felizes.

Ajudam algumas notícias que nos vão chegando.

Na Visão da semana passada, fala-se de um estudo publicado pela revista científica Nature que é muito interessante.

Esta investigação sugere que o Protocolo de Montreal – o acordo de 1987 para parar de produzir substâncias destruidoras da camada de ozono – foi bem-sucedido e está a conseguir reverter algumas mudanças preocupantes nas correntes de ar no hemisfério sul.

Ou seja, em redor dos polos do nosso planeta, e a uma altitude elevada, existem correntes de ar rápidas conhecidas como correntes de jato.

Antes da mudança do século, o buraco na camada de ozono estava a conduzir essa corrente de jato mais a sul do que o normal. Isso acabou por provocar uma mudança de padrões na precipitação e, como isso, nas correntes oceânicas.

Na Austrália, por exemplo, onde havia um risco imenso de seco, depois dessa alteração na corrente ter empurrado a chuva para longe das áreas costeiras, agora essa chuva poderá voltar.

Isto é, em linguagem corrente, o buraco na camada de ozono na Antártida atingira o seu menor pico desde 1982, embora ainda haja muito caminho a percorrer.

 

Até amanhã !

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com