1573 – A Europa Social

Crónica GARE
Quinta-feira, 09 Abril 2020
1573 – A Europa Social
  • Na Estrada em Segurança

 

Continuando hoje a falar de mudanças, talvez seja oportuno, particularmente a 2 dias de a GARE celebrar o seu 15º aniversário, fazer alguma reflexão sobre si própria, a pensar na sua adaptação aos tempos pós COVID 19.

E esta adaptação, a existir, não terá nada a ver com o facto de o objetivo central da GARE, a promoção de uma cultura de segurança rodoviária ter perdido significado, porque não vai perder.

No pós COVID 19, vão continuar a morrer pessoas na estrada, e vai ser necessário continuar a trabalhar para que isso não aconteça.

Mas este imperativo não pode continuar a ser uma bandeira de umas quantas organizações e deste ou daquele estado.

Como dizia ontem Mário Jorge Neves no Público, a “Europa precisa de ser refundada noutras bases, com uma perspectiva muito clara da construção da Europa Social, com políticas publicas fortes, com Estados centrados no aprofundamento da coesão social, além de mais democracia e mais participação dos cidadãos”.

E de facto, a segurança rodoviária é, antes de qualquer outra questão, um problema de Saúde, e por isso mesmo, a resolução deste problema em Portugal, embora sendo diferente do que se passa noutros países europeus, tem que ser encarada de uma forma global em toda a Europa.

Voltando à idéia inicial, uma reflexão sobre as mudanças no trabalho da GARE, terão que passar sempre uma reflexão interna, estrutural, mas que seja também apoiado pelas políticas sociais da Europa.

 

Até amanhã !

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com