1579 – Classificação das Entidades

Crónica GARE
Quinta-feira, 21 Maio 2020
1579 – Classificação das Entidades
  • Na Estrada em Segurança

 

Quando pretendemos definir e enquadrar uma determinada entidade, usamos um conjunto de critérios que todos conhecemos, como se a entidade é pública ou privada, se é governamental ou não governamental, se tem fins lucrativos ou não ou podemos ainda usar outras formas de enquadramento que podem ter a ver com a natureza dos objetivos do seu trabalho.

Tudo o que ficou dito anteriormente, serve para tudo mas também não serve para nada, pois até pode servir para aprender a ter muito cuidado com as classificações.

Querem um exemplo?

Pois aqui vai.

A GARE, a Associação para a Promoção de uma Cultura de Segurança Rodoviária, é uma entidade sem fins lucrativos, pois todas as verbas que consegue angariar destinam-se a financiar os seus projectos, e por vezes não tem dinheiro para pagar o telefone.

Acontece que a FIFA, Federação Internacional de Futebol Association, que gere 211 federações nacionais de futebol, que por mero acaso nasceu a 21 de Maio de 1904, que gere muitos milhares de milhões, também é uma associação sem fins lucrativos.

Quem diria que a A GARE e a FIFA são 2 entidades com a mesma classificação do ponto de vista da utilização dos fundos que gere.

Há algum problema?

Claro que há, e o problema não é da FIFA, é da GARE.

 

Até amanhã!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com