1581 – O exemplo de Pontevedra

Crónica GARE
Segunda-feira, 25 Maio 2020
1581 – O exemplo de Pontevedra
  • Na Estrada em Segurança

 

Segundo a imprensa de Galiza do passado dia 18, Pontevedra ganhou o primeiro prémio de Segurança Rodoviária Urbana da Comissão Europeia.

Na avaliação da candidatura de Pontevedra, a Comissão Europeia destaca que a capital da província “reduziu sistematicamente os acidentes de trânsito desde 1999, alcançando um resultado impressionante de zero mortes nas estradas entre 2011 e 2018”.

A Comissão Europeia destaca que “uma bateria de medidas garante que segurança e sustentabilidade andam de mãos dadas”.

Na comunicação oficial do prémio, acrescenta-se que “a cidade usou uma estratégia clara e uma supervisão cuidadosa para identificar quais políticas são eficazes e quais precisam ser atualizadas, resultando em maior mobilidade ativa, como pedestres e bicicletas”.

É indicado que em Pontevedra, 80% das crianças entre seis e sete anos vão à escola sozinhas.

Este número é deveras impressionante. Segundo o meu amigo Fernando Moital, talvez uma perspectiva optimista para  Évora seja 0,08%.

“O júri ficou impressionado com a ampla gama de medidas de Pontevedra, incluindo a redução dos limites de velocidade para a faixa de 10 a 30 quilómetros por hora e a criação de mais espaços públicos atraentes para os transeuntes”.

Isto tem tudo a ver com o que se faz em Portugal, em qualquer das nossas cidades, e ainda mais com o que se faz aqui em Évora.

É bom saber o que se vai fazendo lá fora, nomeadamente em Espanha, de onde podem vir também bons exemplos.

 

ATÉ AMANHÃ!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com