Duas notas bem diferentes que quero deixar aqui hoje porque me parecem bem oportunas.
A primeira nota é sobre as cerimónias anunciadas para o 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
As comemorações do 10 de Junho, estavam previstas realizarem-se na Região Autónoma da Madeira e na África do Sul, mas foi decidido alterá-las, devido à pandemia, e com isso estaremos todos de acordo.
No entanto, transformar o 10 de Junho, numa cerimónia simbólica, no Mosteiro dos Jerónimos, com 8 convidados, parece-me ser de um mau gosto e de um ridículo, que o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas não merece e que devia envergonhar o Senhor Presidente da República, assim como envergonhará o Povo Português.
Outra nota, completamente diferente mas de grande importância,na minha opinião, são os valores divulgados pela APETRO – Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas, relativamente ao decréscimo do consumo de gasolina e de gasóleo, durante o mês de Abril, quando estávamos em estado de emergência.
Segundo a APETRO o consumo de gasolina desceu em Portugal 61,3% e o de gasóleo registou um decréscimo de 44,6%, relativamente ao mesmo período do ano passado.
Estes valores são muito importantes, porque refletem o altíssimo grau de dependência da sociedade portuguesa deste tipo de combustíveis fósseis, e que já devíamos estar mais preparados para a descarbonização.
Até amanhã !