1589 – Ruas Vivas para todos!

Crónica GARE
Quinta-feira, 04 Junho 2020
1589 – Ruas Vivas para todos!
  • Na Estrada em Segurança

 

A exemplo do que tem acontecio em diversas cidades da Europa, como Bruxelas ou Barcelona, a Estrada Viva vai propor aos municípios portugueses, uma idéia a que chamou Ruas Vivas, e dela vamos hoje falar um pouco.

Devido à crise sanitária, este Verão será passado perto de casa, nos nossos bairros.  Este ano, mais do que nunca, as nossas  cidades deveriam dar aos seus habitantes ar limpo e espaços seguros.

Convidamos todas as cidades Portuguesas a abrirem as suas ruas para que os seus cidadãos as transformem em lugares para viver, brincar e divertir, com toda a segurança, tanto em termos de segurança rodoviária como de saúde.

Incentivem e apoiem os vossos munícipes a imaginarem e proporem uma rua diferente – onde poderão conviver com os vizinhos, deixar as suas crianças brincar em segurança – uma rua que dê nova vida ao bairro ao ritmo do Verão!

Uma Rua Viva consiste em fechar uma rua ao tráfego motorizado em horários fixos e definidos.  Cada habitante, comissão de moradores, clube recreativo ou Junta de Freguesia poderá fazer um pedido à Câmara Municipal, envolvendo os seus vizinhos ou habitantes do bairro. Poderão existir alguns critérios de avaliação da proposta – por exemplo, estar situada numa zona essencialmente residencial ou não ser atravessada por transportes públicos.

Mas o essencial é simplificar e não ser excessivamente burocrático.

O importante é ter coragem para experimentar.

 

Até amanhã !

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com