A GARE tem por hábito consultar o site da ANSR – Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, e foi por aí que tomámos conhecimento de uma nova campanha denominada “E se a estrada falasse?”, que tem como objetivo alertar os cidadãos para manterem a prioridade à vida e cumprirem as regras de segurança no regresso à estrada após o confinamento.
Esta campanha vai estar na estrada entre 12 e 22 de Junho e a ANSR diz que será divulgada na televisão e na rádio e nas redes sociais.
Diz o povo, que de boas intenções está o inferno cheio, e podemos nós dizer neste caso, que boas intenções não salvam vidas.
No passado dia 12, primeiro dia da campanha, fiz muitos quilómetros por estradas nacionais e por auto-estradas, sempre a ouvir diversas rádios e não ouvi qualquer referência a esta campanha e não vi qualquer mensagem em parte alguma relacionada com este objetivo.
Por outro lado, a GARE também não recebeu qualquer informação relacionada com esta campanha nem qualquer pedido de colaboração com esta iniciativa.
Parece que depois de tudo que o que tem estado a acontecer neste país, em consequência da pandemia do COVID, com o desconfinamento que se começa a verificar em diversas situações, tudo parece estar a encaminhar-se para voltarmos à estrada sem qualquer mudança de paradigma, da parte de condutores e de autoridades locais e nacionais.
O esforço feito durante o confinamento, vai rapidamente dar lugar ao Portugal anterior a Março de 2020?
Esperamos que não!
Até amanhã!