1594 – Dia Mundial do Vento

Crónica GARE
Terça-feira, 16 Junho 2020
1594 – Dia Mundial do Vento
  • Na Estrada em Segurança

 

Ontem, fui deveras surpreendido, quando ouço que o dia 15 de Junho era o Dia Mundial do Vento, o que poderá ter acontecido com muitos outros ouvintes.

Muitas vezes somos surpreendidos com as celebrações mais estranhas no que toca a Dias Mundiais ou Europeus ou qualquer outra coisa.

Nunca me passaria pela mente celebrar o vento, fenómeno que associamos talvez a mais acontecimentos negativos ou mesmo dramáticos, do que positivos, e por isso para quê celebrar o Vento?

Investigando um pouco, ao percebermos que em 2009 este dia foi criado pela Conselho Global de Energia Eólica, as coisas começam a ter outro sentido completamente diferente, e os tufões e os ciclones são substituídos nas nossas cabeças, por energia eólica limpa e abundante em todo o mundo, imagens de moinhos de vento que desde sempre moíam os cereais de que fazíamos o pão, crianças e papagaios de papel, ondas e windsurf e as caravelas que deram novos mundos ao mundo, criando conhecimento embora alguns só vejam colonialismo.

A interpretação mais profunda das coisas mais simples com que lidamos todos os dias, ajudam-nos a compreender melhor a forma como tudo se integra e reage à nossa volta, originando forças que nos ajudam a viver.

Depois disto, no próximo ano, já me vou sentir motivado para celebrar o Dia Mundial do Vento e espero que algumas outras pessoas estejam comigo.

 

Até amanhã!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com