1595 – A pandemia e a mudança

Crónica GARE
Quarta-feira, 17 Junho 2020
1595 – A pandemia e a mudança
  • Na Estrada em Segurança

 

Quando estava a pensar no assunto que me parecia importante abordar hoje aqui, surgiram-me diversas ideias, todas elas relacionadas com a pandemia e a sua relação com a mobilidade, sustentada ou não, com os meios de transporte, com a segurança e a sinistralidade, e em todos os casos, parecia que era obrigatório concluir que a relação de mudança era profunda, mas que era passageira, com significado reduzido e temporário.

À medida que o desconfinamento se vai progressivamente instalando, a esperança de continuar a reduzir os níveis de poluição gerados pelos combustíveis dos veículos motorizados, torna-se um sonho perdido.

O celebérrimo caos do trânsito para dentro e para fora das grandes cidades, particularmente de Lisboa e Porto, de manhã e de tarde, coincidindo com as entradas e as saídas dos empregos, começa a reaparecer e já há grandes engarrafamentos nas vias do costume.

Os transportes públicos continuam a não dar resposta eficiente, e nas estradas continuamos a ver quase todos os automóveis com apenas uma pessoa, o seu condutor, e 3 ou 4 lugares vazios.

Quando nas escolas, todos os alunos começarem a ter aulas presenciais, lá estarão os pais e os avós a levar as crianças à porta da escola de carro.

Os Centros Comerciais vão voltar a estar cheios, assim como os estádios de futebol, e voltará a haver concertos dos nossos artistas.

Acreditamos que alguma coisa vai mudar e é preciso e urgente que mude muita coisa na nossa forma de estar e de nos deslocarmos.

Mas infelizmente, a mudança vai ser muito pequena.

 

Até amanhã!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com