1600 – Conselhos para que tenha uma condução mais segura

Crónica GARE
Sexta-feira, 26 Junho 2020
1600 – Conselhos para que tenha uma condução mais segura
  • Na Estrada em Segurança

 

O conceito de segurança rodoviária prende-se com a prevenção de acidentes de viação. Tem como objetivo final proteger a vida e bem-estar físico das pessoas, assim como os bens, tanto os particulares como os públicos.

Com certeza que já ouviu falar disto, e sabe como pode contribuir para esta segurança rodoviária?

A melhor prática de segurança viária tem o seu foco na prevenção de acidentes, como a prática duma condução defensiva.

Deixamos aqui alguns conselhos para que tenha uma condução mais segura:

  1. Mantenha uma distância de segurança entre a sua viatura e a da frente e, quando indicado na estrada, aumente essa mesma distância.
  2. Não utilize o telemóvel durante a condução. Lembre-se ainda que, apesar de legais, os chamados sistemas “mãos livres” podem distrair quem conduz.
  3. Adapte o estilo de condução às condições climatéricas adversas, ou do piso, que condicionem a visibilidade e aderência na estrada; nestas situações, reduza a velocidade – os acidentes na estrada são agravados pela velocidade.
  4. Seja responsável e, se beber, não conduza. Ainda que em poucas quantidades, as bebidas alcoólicas prejudicam a condução.
  5. Antecipe os perigos enquanto conduz. Observe os movimentos de outros condutores e pedestres, especialmente as crianças – se estiver a circular perto de uma escola, por exemplo – e recorra aos espelhos do seu veículo.
  6. Lembre-se que, os motociclistas estão entre os utilizadores das estradas mais vulneráveis. Outros grupos de risco são os peões e, entre estes, os mais velhos, além dos ciclistas. Por isso, tenha mais atenção a estes grupos.
  7. Verifique e garanta as boas condições de elementos vitais da sua viatura, como os pneus (pressão e rasto), travões e suspensão.

 

Com esta me despeço.

Votos de um excelente fim de semana.

Conduza… em segurança!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com