1601 – Como é possível conduzir de uma forma eficiente?

Crónica GARE
Segunda-feira, 29 Junho 2020
1601 – Como é possível conduzir de uma forma eficiente?
  • Na Estrada em Segurança

 

Como é possível conduzir de uma forma eficiente?

O esforço global em prol de uma maior eficiência energética também tem de levar a que cada cidadão tente ser o mais eficiente possível quando está ao volante.

Mas o que queremos dizer quando falamos em condução eficiente?

Consiste numa forma de conduzir que tem como objetivo alcançar um baixo consumo de combustível e a redução da poluição ambiental.

Com isso, são obtidos um maior conforto de condução e uma redução de riscos na estrada, na medida em que se passa a prestar atenção especial à antecipação quando se está aos comandos de um carro.

Benefícios da condução eficiente

Podemos reunir nalguns itens os benefícios de se adotar uma condução eficiente:

  1. Economia média de 15% de combustível sem redução de velocidade.
  2. Redução de 15% nas emissões poluentes.
  3. Diminuição da poluição sonora.
  4. Segurança
  5. Maior confortoexperiência de condução.
  6. Redução do stress do condutor.
  7. Economia de manutenção: sistema de travões, caixa de velocidades, embraiagem, motor, etc.

Quando se liga o veículo, devemos dar à chave sem pressionar o acelerador. Nos motores a gasolina, é possível começar a guiar imediatamente após o arranque, enquanto nos motores Diesel é aconselhável esperar apenas alguns segundos (para os carros a gasóleo, também é recomendável aguardar um período semelhante antes de desligar o motor).

Para trocar de velocidade na caixa, é necessário levar em consideração as rotações: em motores a gasolina entre 2.000 e 2.500 rpm; para motores Diesel: entre 1.500 e 2.000 rpm.

Da mesma forma, para obter um estilo de condução eficiente, precisamos de circular o máximo possível nas relações mais longas e em baixas rotações.

Os benefícios de mudar o nosso estilo de conduzir para que cada condutor tente ser mais eficiente ao volante levam também a um reforço da segurança rodoviária.

Isso também resulta numa velocidade o mais regular possível, buscando uma condução suave sem travagens ou acelerações desnecessárias.

Em imobilizações com duração superior a 1 minuto, também é aconselhável desligar o motor, isto no caso dos automóveis mais antigos que não disponham de “start/stop”.

Manter a pressão adequada dos pneus é muito importante se queremos ser eficientes.

Uma pressão de pneus de 0,3 bar abaixo da recomendada pelo fabricante implica um aumento no consumo da ordem de 3%.

Uma baixa pressão também reduz a vida útil do pneu e diminui a segurança na condução. É por isso que uma verificação regular da pressão dos pneus é muito pertinente e, em especial, antes de viagens longas.

Também existe uma grande variedade de pneus de baixo consumo que podem-nos ajudar na tarefa de sermos mais eficientes.

Ao sermos mais eficientes, estamos igual modo a contribuir para reduzir a poluição causada pelos transportes. Lembre-se disso também!

 

Com esta me despeço.

Conduza… em segurança!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com