1º de dezembro

Crónica de Opinião
Sexta-feira, 01 Dezembro 2023
1º de dezembro
  • Rui Mendes

Hoje comemora-se o dia 1º de dezembro. É o dia da Restauração, o dia em que terminou a soberania de Espanha no território português. Foram 60 anos em que Portugal esteve sob administração do reino de Espanha, e em que governaram Portugal 3 reis espanhóis. A 1 de dezembro de 1640 terminou o domínio filipino em Portugal, começava um novo ciclo, com a retomada da soberania e com a aclamação de D. João IV como rei de Portugal.

Daí que esta data seja uma das mais importantes datas para todos os portugueses, porque ela não é apenas simbólica, ela representa a independência de Portugal.

Daí que hoje seja feriado nacional, e onde se relembra a coragem dos 120 nobres portugueses que conseguiram derrubar o domínio espanhol e prolongar o reino de Portugal, enquanto estado soberano.

Daí que hoje se comemora uma data singular e seguramente uma das datas mais relevantes da história de Portugal.

Daí que esta data é comemorada sem questões, é-lhe reconhecida a sua importância de forma transversal na sociedade portuguesa.

Daí que seja uma data que une e não uma data que divide.

O acontecimento que hoje comemoramos deixa-nos uma mensagem: que quem fica para a história são os destemidos, os outros a história encarregar-se-á de os esquecer.

Até para a semana

Rui Mendes

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com