Quem tem uma loja ou uma empresa que fabrica produtos ou vende serviços sabe perfeitamente que existem momentos de prosperidade e situações econômicas e sociais que conduzem a uma queda nas vendas.
Os motivos são diversos. Crise da economia global, nacional ou regional, aumento da concorrência, problema de reputação da marca e diminuição do poder de compra dos consumidores são alguns dos mais comuns.
Para aumentar o lucro em tempos difíceis, há duas possibilidades: pode tentar a sorte fazendo apostas na Bettlit ou pôr em prática uma série de estratégias que ajudam a alavancar as vendas da sua empresa.
Sua empresa está atravessando uma situação financeira complicada? Confira estes conselhos que lhe ajudarão a bater seu recorde de vendas.
A forma na qual as empresas atendem e solucionam as dúvidas e os inconvenientes dos clientes representa a identidade comercial da marca.
Se o usuário percebe que por trás da companhia há uma equipe de funcionários que estão prestes a oferecer o suporte necessário, sua intenção de compra aumenta.
Responder todas as consultas, pedir opiniões para fazer melhoras e solucionar rapidamente os problemas são ações que fazem diferença nas vendas e que ajudam a posicionar a marca como uma opção confiável dentro do nicho.
As pessoas que trabalham na sua empresa são aquelas que cotidianamente levam para frente o negócio. Então, quando o objetivo é aumentar as vendas, é preciso que todos os funcionários estejam alinhados e que saibam como agir para atingi-lo.
O investimento deve estar focado em duas direções. É fundamental adquirir capacitações, materiais de estudos e treinamentos, assim como também destinar dinheiro para melhorar o clima organizacional, aprimorando os espaços e as ferramentas de trabalho.
Diante uma crise econômica local ou nacional, observe as ações que tem desenvolvido a concorrência. Faça uma análise dos produtos ou serviços que colocou à venda e dos que deixou de lado, observe as estratégias de marketing que desenvolve e o tipo de relacionamento que mantém com seus clientes.
Não pretendemos que replique as ações dos concorrentes, mas que reconheça o que tem feito de bom e como poderia adaptar essas práticas ao seu comércio.
Em tempos de crise é fundamental se colocar na posição das pessoas que compram seus produtos e serviços.
Modificaram seus hábitos de consumo? Sua realidade financeira sofreu modificações nos últimos meses? O que pensam dos itens que comercializa a concorrência? Quais são suas necessidades?
Quando há dificuldades econômicas, muitos usuários mudam a forma de consumir e têm menor tolerância diante quaisquer inconvenientes com produtos ou serviços. Ao entender sua mentalidade, poderá desenvolver ações de marketing efetivas.
Nos últimos anos, as redes sociais têm se tornado o canal de contato preferido de muitos usuários. Portanto, é fundamental não deixá-las de lado.
Crie conexões com seus clientes oferecendo conteúdo relevante, responda suas mensagens e comentários, incentive a participação da audiência em sorteios, anuncie promoções e ofertas especiais e peça opiniões sobre sua marca para criar oportunidades de melhora.