500 anos da criação do correio em Portugal

Crónica de Opinião
Sexta-feira, 06 Novembro 2020
500 anos da criação do correio em Portugal
  • Rui Mendes

 

 

Foi uma semana repleta de acontecimentos de grande relevância, especialmente:

as eleições para a Presidência dos Estados Unidos da América;

e o agravamento da pandemia no nosso país, com o número de novos infetados a atingir máximos diários e, em consequência, terem sido estabelecidas novas medidas anunciadas por António Costa, com um novo regime de confinamento a ser aplicado a 121 concelhos que registam elevado número de novos infetados. Enfim, é mais uma tentativa de combater o alastrar da pandemia que nos atinge com grande intensidade.

Mas esta semana vamos falar de um outro assunto, da criação do correio em Portugal.

Porque foi em Évora que o Rei D. Manuel I, por carta régia de 6 de novembro de 1520, nomeou Luís Homem como 1º Correio Mor do Reino, criando o serviço de correio em Portugal.

Pelo que é precisamente hoje que se comemoram os 500 anos da criação do correio em Portugal.

A história postal permite-nos conhecer melhor a nossa história, a nossa demografia e a nossa economia. Dá-nos uma leitura sobre a perspetiva postal.

A importância do serviço postal no desenvolvimento do país é um fato incontestável. Foi este serviço que assegurou, durante vários séculos, as comunicações entre pessoas, instituições e empresas.

Talvez hoje o serviço postal não tenha uma importância idêntica aquela que teve durante aqueles séculos, porque hoje comunica-se por diferentes meios e, especialmente, com recurso aos meios mais tecnológicos.

Ainda assim, o serviço postal continua a ser de fundamental importância, mantendo um espaço muito próprio, e fazendo parte da vida dos cidadãos e das organizações.

Esta é uma data marcante e terá especial relevância para os eborenses porque foi nesta cidade que o serviço postal foi criado, pelo que aqui fica o registo desta efeméride, dos 500 anos da instituição do correio em Portugal.

 

Até para a semana

 

Rui Mendes

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com