Os eleitos pelo método de Hondt

Crónica de Opinião
Sexta-feira, 02 Fevereiro 2024
Os eleitos pelo método de Hondt
  • Rui Mendes

As próximas eleições que se realizarão a 10 de março irão eleger os 230 deputados que irão constituir a próxima Assembleia da República.

São eleitos nos 22 círculos eleitorais, os quais elegem os deputados em razão do número de eleitores que constitui o respectivo círculo eleitoral, por aplicação do método de Hondt.

Vota-se num partido ou numa coligação, e em resultado dos votos atingidos define-se os eleitos, o que quer dizer que nos grandes círculos eleitorais, como Lisboa, Porto, Braga ou Setúbal, a maioria dos eleitos aparece nas listas em posições secundárias.

No círculo eleitoral de Évora são eleitos apenas 3 dos 230 deputados, atendendo a que este círculo possui somente 133 414 eleitores, o correspondente a 1,3% do total dos eleitores.

Elegendo três deputados apenas as maiores forças concorrentes (partidos ou coligações) aspiram a eleger deputados por Évora. Os votos que as forças políticas mais pequenas venham a obter neste círculo serão votos que não terão qualquer aproveitamento. Serão votos perdidos.

São, porque o sistema é imperfeito, desde logo porque o número de mandatos que cada partido consegue não possui uma representação proporcional à percentagem de votos obtida.

O método, como é aplicado no nosso sistema eleitoral, favorece os partidos que conseguem mais votos ou que têm maior concentração de votos. Os outros são penalizados.

Estas eleições serão bastante disputadas, pode inclusive um deputado fazer a diferença, pelo que cada voto também faz a diferença.

Os eleitores pelo círculo de Évora ao votarem numa força política estão, também, a votar num candidato em concreto, porquanto só deverão ser eleitos cabeças de lista, pelo que poderá dizer-se que estão a votar diretamente num candidato, ainda que o sistema peça o voto na força partidária.

Daí que cada eleitor por este distrito tem a oportunidade singular de escolher, dentro do leque de opções, o candidato que mais garantias lhe oferece, que melhor pode atuar em representação do seu voto.

Ter bem presente que esta eleição irá definir a futura governação do país, ou será para manter o status quo ou para criar uma alternativa à governação.

Até para a semana

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com