A alienação coletiva

Quarta-feira, 23 Fevereiro 2022
A alienação coletiva

O tempo presente fornece aos cidadãos dos países ditos desenvolvidos, muita e diversificada informação. As democracias só sobrevivem tendo ao seu dispor uma imprensa livre, isenta e independente. Por isso, há que escrutinar duas coisas neste mundo dito global: a qualidade da informação veiculada e a bondade de quem a emite e a difunde.

Perguntarão os ouvintes da rádio diana: Vem isto a propósito de quê? Há dois anos a esta parte que o mundo vive debaixo de uma pandemia que restringira direitos e liberdades em nome de um valor dito superior, denominado por saúde pública. Acredito na ciência e não tenho dúvida alguma se não tivesse sido a vacinação, o número de mortes teria sido muito superior ao ocorrido, bem como os serviços de saúde teriam colapsado por impossibilidade de resposta.

Porém, ainda não foi explicado com a clareza exigida quais foram os custos financeiros das decisões tomadas e quem é que ficou prejudicado. Houve muitas pessoas afetadas do ponto de vista pessoal e financeiro e as questões pessoais compreendem a saúde, física e emocional. Sem estas explicações, dificilmente, estaremos mais e melhores preparados para enfrentar uma nova pandemia por falta de mobilização das pessoas.

Por outro lado, o conflito entre a Rússia e a Ucrânia veio colocar a nu a falta de estratégia da União Europeia para lidar com esta questão. Primeiro a dependência da europa do gás russo e depois a questão da aparente falta de estratégia na criação de um exército comum. Para um leigo nestas questões, como é o meu caso, a saída do Reino Unido e a aparente falta de colaboração da Alemanha, coloca a União Europeia, mais uma vez, num rumo sem fim à vista. Estrei enganado? Oxalá que sim.

Com efeito, não vejo outra alternativa, a opinião pública europeia terá de mobilizar-se em torno do que pretende para o futuro do velho continente, ou, então, ficaremos, todos, mais pobres e dominados. Duvidam? A História tem a resposta para os céticos.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com