A culpa é da família?

Nota à la Minuta
Quinta-feira, 19 Novembro 2020
A culpa é da família?
  • Alberto Magalhães

 

 

Há já algum tempo que dei em remoer aqueles números avançados por António Costa, sobre a origem das infecções por coronavírus: infectados por familiares ou coabitantes – 68%. Mais 12% infectados no ambiente de trabalho, 8% nos lares de idosos, 3% na Escola e outros 3% em sociedade, cabendo 1% aos serviços de Saúde. Lembra-se do gráfico em queijo? Bom, [na primeira versão,] o queijo inteiro representava “milagrosamente” estes 95% de infecções, mas em nota de rodapé dizia que a “porção restante” (ou seja, os 5% em falta) eram de origem desconhecida. [Na versão corrigida do queijo, estes 5% foram camuflados. De origem desconhecida passaram a uma singela origem “outra”, o que está longe de ser a mesma coisa, mas adiante].

Mais de dois terços dos infectados são então, segundo a DGS, contagiados por familiares. Mas onde terão sido infectados esses familiares? Terão sido outros familiares? E assim sucessivamente? Quer-se dizer, no fundo, com as novas famílias, qualquer criança tem de contar com um número considerável de avôs e de avós, de tios e tias, e, neste cantinho, acabamos por ser todos primos e tal?

Bom, se 68% me parecia um número demasiado grande, os 3% de infectados em situações sociais, era manifestamente um exagero de pequenez.

Mesmo acreditando nos ministros que juram a pés juntos que não há contágios nos transportes públicos superlotados, como explicar que os ajuntamentos de jovens e turistas, tão criticados, as festas clandestinas de centenas de pessoas, tão denunciadas, as praias a abarrotar de gente sem máscara, que tantas reportagens renderam no verão, as feiras, os mercados, Fátima, o Avante, as corridas de automóvel, e tutti quanti, resultavam em 3%, três, das infecções? Cheirou-me a milagre. Mas como já estou de pé atrás com estes milagres portugueses, peço desculpa por ousar manifestar algum espírito crítico em tempo de pandemia e exclamar baixinho: “custa-me a crer”. Amanhã tentarei ir mais longe, pois hoje tive um vislumbre de explicação.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com