Para quem ama a República e a Democracia estas últimas semanas foram penosas. Com o alto patrocínio de vários actores políticos e da comunicação social maioritária, o espaço mediático tem sido ocupado por uma mão cheia de nada.
É deprimente e perigoso.
Caro ouvinte da DianaFm, reflicta comigo. Quantas horas do espaço mediático foram dedicadas aos seguintes assuntos?:
A iniciativa boçal e arruaceira dos deputados da extrema-direita enquanto o Presidente do Brasil discursava na Assembleia da República.
Os Youtubers xenófobos e ignorantes que destilaram ódio e preconceitos na Casa da Democracia a convite da Iniciativa Liberal.
O episódio deprimente no Ministério das Infraestruturas que se devia resumir a uma notícia de rodapé, mas que o próprio Governo decidiu expor, e que se tornou no momento que António Costa decidiu utilizar para desafiar Marcelo Rebelo de Sousa.
Neste jogo entre Palácios, Marcelo volta a entrar em cena para se humilhar publicamente. Na verdade, acabou por dizer o que podia e devia, mas demonstrou que todos os seus comentários e ameaças dos últimos meses nada eram mais senão um bluff e uma tentativa de agradar a parte do seu eleitorado.
Enquanto o país se encontra numa crise social séria, em vez de se centrar o debate em soluções concretas para a vida das pessoas, passamos o tempo a ouvir comentários e debates sobre arruaceiros, jovens liberais ignorantes e dois narcisistas que, após deixarem de precisar um do outro, entraram num conflito totalmente irresponsável.
E assim andamos, correndo o risco de tornar o país numa imensa CMTV.
A democracia precisa de adultos na sala capazes de fazer um debate político sério e um confronto de ideias saudável. E não faltam áreas para fazer este debate: trabalho, justiça, ambiente, saúde, educação, mobilidade, cuidados na infância e na velhice, etc.
Quem se quer juntar ao debate que interessa?
Até para a semana!