A grande “professora”

Crónica de Opinião
Quarta-feira, 21 Outubro 2020
A grande “professora”
  • José Policarpo

 

 

O tempo em que vivemos dá para constatar o melhor e o pior do ser humano. Do melhor, é, inegável, o trabalho realizado pelos profissionais de saúde, pelos profissionais ligados à proteção civil e por todos aqueles que contribuem de uma forma desinteressada para o que o setor social possa acudir aos mais desprotegidos e carenciados.

No pior, temos o aproveitamento indevido e imoral, que, dirigentes políticos e comunicação social, fazem do medo que está instalado na sociedade por causa da pandemia. Claro, eu sei, que não devemos generalizar, mas….

Começo pela parte política. É absolutamente inaceitável que alguém pense que se possa comprimir direitos ao seu belo prazer em democracia. Há regras e essas estão em vigor. Um direito condicionado, em regra, será para proteger outro de igual valor. Porém, não é ao calha. É necessário verificar se no caso concreto essa restrição poderá ser realizada.

Na verdade, restringir o direito à nossa privacidade, só poderá suceder se for proporcional, adequado e necessário. No caso da obrigatoriedade da instalação da aplicação stayaway, não é nenhuma das coisas, porquanto desconhece-se a eficácia da aplicação, como, ainda, há dúvidas relativas a despeito da sua fiscalização. Quem, como, onde, e, com que, legitimidade o pode fazer.

Relativamente, à comunicação social, sobretudo, as televisões, também é inaceitável, que se dediquem minutos a fio a tratarem da pandemia, quando há problemas sociais e económicos de igual ou maior importância. O dever de informar não poderá ser confundido com populismos e sensacionalismos. Muito menos o de assustar.

Por conseguinte, é fundamental que as instituições funcionem de formar regular, sobretudo e, para além de tudo, em tempo de grande crise sanitária, cujas consequências todos conhecemos: mortes, falências e desemprego. Para aviso e reflexão: há cem anos Hitler iniciou o seu processo de ascensão ao poder. A história é uma grande “professora”.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com