A história do influenciador português longe de preconceitos – quem é Rui Duarte Catana?

Informações
Quinta-feira, 07 Outubro 2021
A história do influenciador português longe de preconceitos – quem é Rui Duarte Catana?
  • Entretenimento

Rui Duarte Catana é um medalhado na vida. Pai, marido, influencer, CEO, académico, life coach e modelo de fitness, Rui apresenta-se em várias dimensões e papéis – sempre com sucesso. Contudo, nem sempre tudo foram rosas na história deste português nascido em Lisboa no ano de 1978, mas filho da terra da Venda do Pinheiro.

O ponto de viragem

Na sua juventude e por causa da sua magreza, Rui Duarte Catana tinha vários problemas de autoestima, ao ponto de ter dificuldade em encontrar tamanhos de roupa para si. Depois de muitos anos a sofrer com complexos com o seu físico, houve um momento em que Rui sentiu que tinha de mudar.

E esse momento aconteceu quando, certo dia, sentiu dificuldades para levar a sua filha de 5 anos ao colo. Esse representou um ponto de viragem na sua vida. Em 2015 começou a treinar com Luís Postiga e a dedicar-se ao fitness, que diz ser um estilo de vida. “Não é apenas treinar, mas a combinação de hábitos saudáveis – alimentação, exercício físico, sono”.

Em 2017 começou a partilhar a sua jornada através do Instagram – @ruiduartecatana. Em 2018 fez a primeira sessão de fotos para essa mesma rede social.

Os números de Rui Duarte Catana no Instagram (Dados: Starngage.com)

Seis anos depois, tudo mudou na sua vida. Rui Duarte Catana tem números arrasadores no Instagram. De acordo com o Starngage, site que se dedica a medir o sucesso no Instagram, Rui está no top do Instagram no nosso país na categoria de Educação sendo, 11º na categoria de Saúde e Fitness, e 32º na categoria de moda. Números que impressionam para quem não é do mundo da televisão.

Os números de Rui Duarte Catana no Instagram (Dados: Starngage.com)

Número de seguidores: 129,442 mil

Taxa de engagement: 3.60%

Ranking Global: 178,323

Ranking Nacional: 200,186

Engagement por sexo: 35.3% feminino | 64,7% masculino

Na sua conta de Instagram, Rui Duarte Catana publica variados conteúdos sobre o mundo do fitness, bem-estar e life coaching. Partilha momentos descontraídos em família, mas também treino, competições e frases motivacionais. Para além disso, apresenta também o resultado de sessões fotográficas com poses que fazem as delícias dos seus seguidores e onde a ausência de roupa é quem mais ordena.

Os feitos de Rui Duarte Catana

No final do ano passado, o modelo de fitness português ficou em 5º lugar na categoria de Mensphysique Masters + 40 anos na famosa competição Mr. Universe. Em discurso direto no seu Instagram, Rui mostrou-se orgulhoso da sua performance global na prova.

Do ponto de vista de classificação considero muito aquém das expectativas, não refletindo minimamente o trabalho desenvolvido. Porém, do ponto de vista pessoal considero ter sido um vencedor. Aquele Rui inseguro de outros tempos que mal conseguia fitar os seus pares não deu sinais de vida. Mantive-me calmo, aproveitei cada momento, senti-me confortável e, o melhor de tudo, senti o carinho e o apoio daquela que considero a melhor equipa do mundo #teamPostiga”.

Para além do topo do Instagram nacional e das conquistas no mundo do fitness, Rui Duarte Catana é também Chief Executive Officer (CEO) da Álvaro Duarte & Associados, empresa fundada em 1973 pelo seu pai e na qual fez carreira – de técnico de patentes até à posição que atualmente ocupa com imenso orgulho.

É licenciado em Engenharia Biotecnológica na Universidade Lusófona e tem uma pós-graduação em Propriedade Industrial na Universidade Moderna de Lisboa, tendo ainda assinado vários trabalhos para revistas académicas.

Rui, que é casado e tem três filhas, é também life coach. Um life coach é alguém que treina, motiva e inspira quem se quer realizar na vida tanto pessoal como profissionalmente – um treinador da mente.

Para ajudar os outros Rui tem, acima de tudo, uma grande história – a sua – para contar. Sobre a mesma diz que “nunca é tarde para começar, mas quanto mais cedo começarmos mais iremos usufruir da mudança.”

O modelo de fitness português tem como inspiração Ghandi e Papa Francisco. Diz admirar colegas como Paulo Mozy, Fernando Sardinha, Renato Cariani e Bahij Kaddoura. Rigoroso com o que come, mas um bom prato, Rui gosta de comida asiática e portuguesa, particularmente frango com caril, bacalhau espiritual, sushi, gaeng gaeng e bobó de camarão. Para além disso, gosta de música e viagens.

Rui Duarte Catana é um influencer que vale a pena acompanhar nas redes sociais. Pela sua história e pela sua vida, pelas suas conquistas e feitios. Uma história de crença, trabalho e persistência. Longe de preconceitos.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com