A importância do SEO para pequenas empresas

Informações
Sexta-feira, 01 Abril 2022
A importância do SEO para pequenas empresas
  • Entretenimento

No entanto, no mundo digital, a disputa envolve outros meios como a página de resultados do Google. Para ter uma ideia, 75% dos utilizadores do Google não vão além da primeira página, por isso é extremamente importante que consiga aparecer no topo da pesquisa. Para se destacar nessa página, as organizações têm duas opções: apostam em anúncios pagos ou SEO.

Nesse sentido, entender os princípios e a importância do SEO para pequenas empresas é fundamental, pois irá ajudar os gestores a trabalhar a sua presença online sem precisar de fazer um grande investimento.

Isso não significa que os gestores tenham de fazer essa tarefa sozinhos. Normalmente as empresas contratam serviços especializados como uma agência de SEO. Investir em SEO é essencial para conseguir garantir que produz os conteúdos necessários para obter os melhores resultados. Como mencionamos anteriormente, investir numa agência de SEO em Portugal ajudará o seu site a aumentar a posição na pesquisa orgânica para obter mais tráfego e visibilidade para a sua PME.

Mas o que é SEO?

​​Comecemos por definir “SEO – Search Engine Optimization”. SEO não é mais que a sigla para Otimização para Motores de Busca. Tal como o próprio nome indica, SEO é um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar a posição de um website/blog nos resultados orgânicos dos motores de busca (Google, Bing, Yahoo, etc.).

Estima-se que, diariamente, são feitas 5,6 bilhões de pesquisas no Google. Esse volume de pesquisa mostra como é importante a otimização do seu site para ele ficar bem classificado no mecanismo de busca.

Qual a importância do SEO para pequenas empresas?

Normalmente uma pequena empresa dispõe de um orçamento menor do que grandes corporações, o que faz com que tenha menos possibilidade de investir em média e anúncios pagos, constituindo uma desvantagem face às grandes empresas. Felizmente existe o SEO, veja aqui as principais vantagens de investir em SEO:

  1. Obter relevância online

As práticas de Otimização para Motores de Busca ajudam pequenas empresas a obterem relevância online, sem precisar de fazer um grande investimento. Através de um conjunto de ferramentas e estratégias adequadas ao seu negócio, o seu site será encontrado pelo seu público-alvo colocando-o no horizonte de potenciais clientes.

Esta abordagem, irá fazer com que aumente o tráfego orgânico, aumentará a notoriedade da sua marca e fará com que comunique para o público certo, o que poderá levar a novas conversões.

  1. Comunicar com a audiência certa

O SEO permite não só construir a audiência certa, como também comunicar-se com ela na hora certa, fazendo com que consiga segmentar melhor o seu público. É possível também criar mais de um público e segmentar a comunicação para cada tipo de audiência. Isso irá possibilitar a personalização das suas campanhas de marketing, levando-o a resultados mais eficientes.

  1. Destacar-se da concorrência

Ao identificar quem é o seu público e a sua audiência, poderá criar conteúdos adaptados aos vários segmentos de mercado, e chegar mais facilmente ao seu público. Terá uma vantagem face à concorrência, pois sabe para quem está a comunicar e poderá decidir onde colocar mais esforço.

As técnicas certas permitem que as empresas menores consigam competir, de igual para igual. Na prática, isso pode significar a mudança de direcionamento, por exemplo. Em vez de disputar palavras-chave concorridas com grandes corporações, a PME pode trabalhar com termos específicos, que se referem exatamente ao que o seu cliente pesquisa.

  1. Decidir quais os próximos passos a dar

Como vimos, o SEO para pequenas empresas é uma das chaves para o sucesso no mundo online e sobretudo para a sua empresa. Ao investir em SEO, a sua empresa irá destacar-se nos motores de busca, atraindo a atenção de potenciais clientes, tudo isso com pouco investimento.

Para garantir se a sua estratégia tenha sucesso, é importante monitorizar o SEO e analisar as métricas relacionadas. Hoje em dia é possível monitorizar com bastante precisão o comportamento dos utilizadores do seu site, o desempenho de anúncios no Google, os resultados de uma publicação nas redes sociais, o caminho de referência do utilizador até ele se tornar cliente e muito mais. Dessa forma, terá uma visão do que faz bem e também do que precisa mudar, e a partir de aí decidir quais os próximos passos a dar.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com