A ordem pública e a política

Crónica de Opinião
Quarta-feira, 23 Setembro 2020
A ordem pública e a política
  • José Policarpo

 

 

Na sexta-feira passada tivemos duas manifestações na nossa cidade que, suscitaram a alguma atenção, ao país político. Todavia, causaram transtornos aos eborenses, pelo menos ao nível da mobilidade.

Não quero tecer considerações sobre as motivações, até porque vivemos num país livre – pelo menos, formalmente, livre – mas não gosto de ver a cidade debaixo de um clima de alguma tensão.

As aludidas manifestações mais pareciam duas fações beligerantes que, levaram a PSP a colocar barreiras antimotim, a separar os dois movimentos, dando uma imagem de um país que está demasiado crispado e de alguma forma sem rumo.

Estarei sempre ao lado dos defensores do respeito pela liberdade, pela igualdade e pela solidariedade. Fui sempre contra totalitarismos, sejam eles de esquerda ou de direita. Com efeito, nunca poderei acompanhar aqueles que, para fazerem valer os seus pontos de vista, necessitam de “incomodar” a liberdade dos outros.

Ora, se os que se dizem anti extremismos pretendem condicionar os seus oponentes políticos com os mesmos meios, estarão, igualmente, a ser a mesma coisa, perdendo, por isso a razão, se é que alguma vez a tiveram. Por outro lado, ninguém, mesmo ninguém, deverá utilizar meios intimidatórios para se impor na vida, e, muito menos, na ação político-partidária.

Por último, se estão a germinar, não sei estão ou não, movimentos antidemocráticos em Portugal, é, inelutavelmente, por culpa do atual regime, porque não deu e não dá respostas cabais às necessidades dos seus cidadãos, por igual. Os totalitarismos surgiram por demissão das elites políticas. Disso eu não tenho quaisquer dúvidas. Não foi por acaso que surgira Hitler na Alemanha, ou Staline na União soviética.

Contudo, lutarei sempre para que todos tenham a liberdade de dizer e defender aquilo em que acreditam, posicionem-se eles, politicamente, onde se posicionarem. Isto para mim significa a verdadeira democracia.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com