A peste dos nossos tempos!

Crónica de Opinião
Quarta-feira, 24 Maio 2017
A peste dos nossos tempos!
  • José Policarpo

 

 

O atentado que ocorreu na segunda-feira à noite na Arena de Manchester, no ponto de vista de um observador médio, vem adensar a ideia de que muito ainda está por fazer no combate às causas destas inqualificáveis motivações. Os atentados sucedem-se em catadupa, as leis securitárias sobrevêm, a liberdade dos cidadãos está cada vez mais cerceada e esta “praga” parece não ter fim.

Neste sentido, há uma pergunta que os cidadãos deverão colocar, pelo menos os do mundo dito civilizado, onde os direitos, as liberdades e as garantias são a fundação dos regimes democráticos: Porque é que há pessoas que colocam a ordem pública em causa de uma forma absolutamente vil e condenável, se o mundo em que vivemos consagra a liberdade dos cidadãos como direito fundamental?

Na verdade, a resposta para este hediondo e inqualificável drama, e, isto não tem nada de novo, porque há muito que gente avisada defende que o caminho deverá passar pela integração dos estrangeiros nos países cuja democracia seja o regime, e, cumulativamente, por uma ação destes países na criação de melhores condições na vida dos jovens nos seus países de origem.

Ora, o recrudescimento do terrorismo nos países ocidentais tem sido acompanhado por políticas securitárias mais apertadas e a troca de informações entre os órgãos de polícia criminal, é mandatório. Porém, os atentados não deixam de suceder e a causar alarme junto das comunidades. É que, o atentado sucedido em Manchester foi seguido de muitos outros, que ocorreram na Alemanha, França, Bélgica e Suécia.

Vivemos, por isso, num mundo perigoso e muito complexo, onde os direitos fundamentais como a Liberdade e a Segurança estão em causa. Com efeito, há deveres que recaem sobre aqueles que mais ganham num mundo globalizado, e, esses, estão moralmente obrigados a agir o mais rapidamente. Senão perderemos todos e, o regresso à barbárie está aí, ao voltar da esquina…

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com