A solidariedade de “Smoking”

Quarta-feira, 09 Março 2022
A solidariedade de “Smoking”

Já aqui expressei a minha total reprovação à ignóbil invasão militar perpetrada pela federação russa à República da Ucrânia. Pois, em pleno século XXI e no continente que é o maior defensor da liberdade e da democracia, é, absolutamente, repudiável a todos os níveis o que sucede neste momento no leste europeu.

Os portugueses na sua generalidade têm tido uma postura de grande elevação no que concerne à solidariedade demonstrada para com o povo ucraniano. São inúmeros os exemplos práticos de solidariedade e de compaixão demonstradas, desde a angariação de donativos financeiros, bem como na recolha alargada de bens de primeira necessidade.

Há pessoas que sacrificam as suas vidas pessoais e profissionais em nome da solidariedade ao próximo. Criaram logísticas para colocarem roupa, comida e outros bens de primeira necessidade a mais de quatro mil km de distância. Pessoalmente, quero deixar aqui a minha homenagem a todos aqueles que foram, são e serão solidários para com aqueles que necessitam deste tipo de apoio.

Na verdade, estas ondas de solidariedade, como aquela que acontece, presentemente, com o povo ucraniano não é coisa única e inédita praticada pela maioria dos portugueses. A solidariedade com o povo timorense também teve uma dimensão fenomenal e extraordinária. O povo uniu-se para apoiar os timorenses contra o poder indonésio, ainda que timor tenha sido uma ex-colónia portuguesa.

Há, contudo, uma contradição na minha opinião que deverá ter uma justificação muito complexa e, por isso, de difícil identificação: por que razão é o povo português tão solidário com tantas causas externas e, aparentemente, convive sem grandes pruridos com as indignidades internas?

Ora, há mais de dois milhões de portugueses que vivem abaixo do limiar de pobreza, com menos de 540,00€ por mês. Porventura tenhamos que, mobilizar a nossa capacidade de condoer-nos com os outros e passarmos a preocupar-nos com a miséria interna a bem da nossa nação.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com