Já sabíamos que os comboios rápidos de mercadorias não irão parar em Évora com o prejuízo para as empresas aqui sedeadas e, porventura, perdendo investimento futuro por falta de competitividade ao nível das infraestruturas.
Por seu turno, o tão propalado cluster aeronáutico ancorado na Embraer terá futuro na cidade de Évora? Não sei, porque não detenho informação suficiente para o concluir. Mas, aparentemente, os sinais não serão os mais animadores.
O certo é que o concelho de Ponte de Sor de há meia dúzia de anos a esta parte tem canalizado muito das suas políticas públicas para o cluster aeronáutico, investindo na infraestrutura aeroportuária aí localizada, criando um centro de inovação, fazendo parecerias com a Universidade e abrindo uma escola de aviação.
Na verdade, o grande sucesso que é o Portugal Air Summit realizado em Ponte de Sor é o culminar do investimento feito. Investidores institucionais e privados, bem como o público em geral aplaudem o certame.
Ora, o sucesso disto tudo poderá ser confirmado no aumento da procura de alojamento; restauração; comercio, sendo o mais importante a criação de emprego qualificado no concelho de Ponte de Sor.
Por isso, deixo aqui a pergunta aos decisores políticos de Évora: pretendem continuar a ver passar os aviões?!? Quem perde é o concelho e a sua economia. Sem economia não há bem-estar para a generalidade das pessoas.