Aprovado processo de destituição de Trump

Nota à la Minuta
Quinta-feira, 19 Dezembro 2019
Aprovado processo de destituição de Trump
  • Alberto Magalhães

 

 

Ontem, a Câmara dos Representantes do Congresso dos EUA, aprovou o processo de destituição do presidente Donald Trump. Este já tinha declarado numa extensa carta dirigida a Nancy Pelosi, líder da Câmara, e publicada pelo The New York Times, que todo o processo é um “abuso de poder inconstitucional e sem precedentes” e que os congressistas do Partido Democrata serão responsabilizados por ele em próximas eleições.

Será que Trump tem razão? Bom, os republicanos aprovaram um processo de destituição contra o presidente Bill Clinton por causa de uma estagiária, Monica Lewinsky, com quem terá curtido cenas impróprias na famosa Sala Oval. Clinton terá mentido ao Congresso num primeiro momento, negando ter tido relações sexuais com Miss Lewinsky. Apesar da gravidade da cena do ponto de vista geoestratégico, foi absolvido no Senado por uma maioria de democratas.

O caso de Trump, evidentemente, não se compara. Ele apenas se limitou a pedir ao presidente da Ucrânia para “entalar” o, na altura, seu mais forte putativo adversário para eleições presidenciais de 2020, Joe Biden, anunciando que as autoridades ucranianas estavam a investigar os negócios da família Biden no país, por suspeitas de corrupção. Um pedido perfeitamente legítimo e legitimamente reforçado com uma pequena pressão: a Ucrânia só receberia os 400 milhões de dólares de ajuda militar, necessários para se defender dos russos e prometidos pelo Congresso americano, depois de feito o anúncio.

Que, para seu interesse pessoal, os interesses geoestratégicos dos EUA e dos seus aliados fossem prejudicados e o amigo Putin, mais uma vez, beneficiado, não teria importância nenhuma.

Acusam-no também de obstrução à justiça, recusando-se a enviar documentos pedidos pelo Congresso e proibindo vários colaboradores de lá prestarem declarações. Coisa ridícula. Queriam que colaborasse no seu próprio funeral?

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com