As efemérides e os Estados

Crónica de Opinião
Quarta-feira, 07 Outubro 2020
As efemérides e os Estados
  • José Policarpo

 

 

Dia 5 outubro, a última segunda-feira, o país comemorou duas datas, a implantação da república em 1910 e a assinatura do tratado de Zamora de 1143. A primeira colocou fim ao regime monárquico e a segunda está ligada à fundação do país enquanto nação independente.

A história de qualquer nação, encerra as referências, as balizas e os padrões orientadores para que um determinado povo possa construir o presente e projetar o futuro. No nosso caso, temos uma nação fundada há quase nove séculos, concretamente, há 877 anos, por isso, temos uma longa história em comum. Resta saber, fora nacionalismo bacocos e com alguma objetividade, se de facto devemos orgulhar-nos do que fizemos e do que estamos a realizar, enquanto povo.

Para mim e, se calhar para muitos outros, as grandes nações, são aquelas que estão organizadas, social, económica e politicamente, por forma a garantir que existam menos desigualdades entre os seus cidadãos. Pois, só assim, garantem que existam menos tensões sociais. São disso exemplo, os países do norte da europa, como a maior parte dos países anglo-saxónicos.

Ora, aprendemos através dos historiadores mais prestigiados, que o nosso país teve uma grande importância em determinados momentos da história mundial dos últimos cinco séculos. É disso exemplo, a famigerada e grandiosa época dos descobrimentos.

Porém, digo eu, pouco mais fizemos. No período que decorrera entre a revolução industrial, finais do século xviii, e, os tempos atuais, grosso modo, nos último 250 anos, passámos para a irrelevância da história mundial. Embora tenhamos dois prémios nobel e um campeonato europeu de futebol, o resto, são feitos pouco relevantes para a história universal.

Dito isto, os discursos proferidos no passado dia 5 de outubro, não trouxeram nada de novo e, temo que, mais uma vez, o dinheiro que nos vão emprestar, porque ninguém dá nada a ninguém, irá parar aos bolsos dos mesmos, hipotecando, assim, o futuro de um povo, de uma nação antiga. Para obtermos diferentes resultados, não podemos adotar as mesmas soluções.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com