As obras de Santa Engrácia da cidade de Évora

Crónica de Opinião
Quarta-feira, 31 Março 2021
As obras de Santa Engrácia da cidade de Évora
  • José Policarpo

 

 

O novo hospital de Évora terá o início da sua construção, segundo comunicação do ministério da saúde, durante o mês de maio do presente ano. Porém, existe quem entenda que para beneficiar dos fundos europeus, é exigido a elaboração de um parecer ambiental (declaração de impacto ambiental).

Segundo pude apurar esse estudo ainda não foi realizado por quem de direito. Por isso, fica a pergunta: A construção deverá iniciar sem se dar cumprimento à legislação comunitária? Aqui sentado a escrever esta crónica sem outros elementos para melhor ponderação, penso que não deverá. Até porque se o parecer vier a ser negativo, quem e como “descalçará esta bota”.

Ora, as entidades envolvidas na construção da obra, sobretudo, o governo através do ministério da saúde, deverá dar uma resposta a esta questão no mais curto espaço de tempo. Os alentejanos não podem, nem querem esperar mais tempo por um equipamento tão fundamental para a sua saúde e para o seu bem-estar, como o novo central Hospital de Évora.

A rua do Conde da Serra da Tourega, a rua que vai da Igreja do Espírito Santo ao Largo da Porta de Moura, está interrompida há muitos meses em virtude do desmoronamento do muro cuja propriedade é privada. Aparentemente, a obra de escoramento será complexa, mas não terá a Câmara Municipal o dever de comunicar e informar os seus munícipes para quando o restabelecimento da circulação rodoviária. Não tenho dúvidas, que tem.

Por último, não sendo um especialista em engenharia civil, mas dotado de uma perceção média, não gosto de olhar para o “muro” junto ao paço de S. Miguel, Fundação Eugénio de Almeida, porque acho que está na iminência de derrocar. Há semanas, para não dizer alguns meses, que o dito muro está protegido por um plástico que evita as pequenas pedras de poderem provocar danos. Mas se a parede ruir não será aquela incipiente proteção, que evitará males maiores.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com