Aumento do preço da inspeção técnica para os proprietários de automóveis em 2024. Como poupar dinheiro na inspeção técnica e será que vale a pena?

Informações
Quinta-feira, 22 Fevereiro 2024
Aumento do preço da inspeção técnica para os proprietários de automóveis em 2024. Como poupar dinheiro na inspeção técnica e será que vale a pena?
  • Entretenimento

Aumento do preço da inspeção técnica para os proprietários de automóveis em 2024. Como poupar dinheiro na inspeção técnica e será que vale a pena?

Comecemos pelo facto de que, em 2024, as inspecções técnicas obrigatórias não desaparecerão, mas será necessário pagar mais para as passar. Em média, o custo aumentará 5 por cento. O aumento de preços já entrou em vigor em janeiro deste ano. Como é que as autoridades competentes nesta matéria argumentam isto? É muito simples. O Instituto das Comunicações Móveis e dos Transportes afirma que este aumento é argumentado pelos resultados da medição do índice de preços no consumidor, calculado em meados de dezembro e referente ao mês de novembro, o que levou às alterações.

Com que frequência tenho de fazer a inspeção obrigatória do veículo e quais são as penalizações se não a fizer?

Assim, a primeira regra após a compra de um carro é passar na inspeção obrigatória quatro anos após o carro ter sido registado no sistema. Para além disso, é necessário submeter-se a este procedimento de dois em dois anos. Isto continua até o carro atingir a idade de oito anos. Nessa altura, será necessário efetuar esta manipulação com maior frequência, nomeadamente – uma vez por ano. Tenha em conta o facto de que, se o veículo foi comprado no estrangeiro e passou na inspeção técnica no país onde o comprou, isso não significa que, após o transporte do carro para Portugal, não seja necessário repeti-la. Este procedimento é efectuado por um inspetor especial, que possui a devida licença e exerce a sua atividade apenas num centro especial de inspecções técnicas. Ao mesmo tempo, não é necessário estar presente durante este procedimento. Além disso, demora muito pouco tempo. Em média, até meia hora.

O que acontece se não passar a inspeção técnica a tempo e continuar a circular nas ruas com um carro sem os documentos adequados? Bem, a primeira patrulha que o mandar parar aplica-lhe uma coima de 250 a 1250 euros. Vale a pena arriscar o seu próprio dinheiro?

Como tornar a passagem na inspeção técnica mais barata?

De facto, neste caso, a única medida possível é utilizar o carro com cuidado e reagir a tempo aos sinais de perigo. A questão é que, se não conseguir passar na inspeção, não só terá de reparar a avaria (claro que terá de pagar dinheiro por isso), como também terá de pagar uma segunda inspeção. Além disso, a atenção constante ao seu carro permite-lhe poupar dinheiro em combustível.

Um bom exemplo neste caso são os pneus. O que é importante verificar?

A imagem dos pneus – www.autopecasonline24.pt

 Em primeiro lugar, preste atenção ao desgaste do piso. A sua altura mínima não deve ser inferior a 5 milímetros. Em segundo lugar, devem ser constantemente controlados para detetar sinais de desgaste. Os pneus não podem estar danificados. Nenhum inspetor autorizará a circulação de pneus danificados. Porque não pô-los em ordem a tempo? Para além de lhe poupar dinheiro, é também uma questão de segurança. E a terceira coisa que é importante controlar é a pressão correcta dos pneus. Acredite, também este aspeto será alvo de críticas e por boas razões. A questão é que, se não cumprir as recomendações técnicas, o carro torna-se difícil de conduzir. Além disso, afecta diretamente o aumento do consumo de combustível. E, por último, uma pressão incorrecta contribui para um desgaste rápido dos pneus.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com