Após dois jogos, um na Liga e outro na nova Liga dos Campeões, os sinais são positivos neste regresso de Bruno Lage ao Benfica. O 4 a 1 ao Santa Clara já tinha dados boas indicações, agora confirmadas no primeiro teste mais a sério, por ser na Liga dos Campeões, com a vitória por 2-1 em Belgrado frente ao Estrela Vermelha.
O chicote emocional parece estar a pegar após a saída de Roger Schmidt, faltando agora ver como reage a equipa encarnada no tempo e perante adversários de outro nível. Por coincidência, a novo começo de Bruno Lage coincidiu com a estreia de Aktürkoğlu, contratação tardia que se tem convertido na nova coqueluche encarnada em tão pouco tempo! Em dois jogos o internacional turco fez dois golos.
Por outro lado, a estreia do treinador português também foi concomitante com o regresso de lesão de Rollheiser, que se lesionou após uma excelente pré-época. Bruno Lage foi oportunista e aproveitou para lançar o argentino no meio-campo, mudando o sistema tática ao qual estávamos habituados com Roger Schmidt, que colocava apenas dois médios interiores.
Essa mudança tática parece (por enquanto) solucionar alguns desequilíbrios no momento da perda da bola, nomeadamente do lado de Di Maria, reforçando o meio-campo. De qualquer forma, o impacto de Bruno Lage é real neste momento, o que nos é confirmado pelas odds para apostar na Liga Portugal, em que o Benfica se volta a aproximar do FC Porto, relativamente ao favoritismo para vencer o campeonato.
O Sporting continua no primeiro lugar dos favoritos, mas se a evolução do Benfica continuar, a turma encarnada poderá aproximar-se nas próximas semanas. A temporada ainda é longa, sendo que a massa adepta esta ciente de que tudo pode voltar a mudar facilmente. Apenas títulos no final da temporada e um bom percurso na Liga dos Campeões poderão reabilitar a direção de Rui Costa.