Cantos da Quaresma – César Prata e Sara Vidal

Programa
Quinta-feira, 16 Abril 2020
Cantos da Quaresma – César Prata e Sara Vidal
  • Tradisom

 

 

A Quaresma, tempo litúrgico de preparação para a Páscoa, entre a quarta-feira de cinzas e quinta-feira da Semana Santa, é caracterizada pela penitência, abstinência, jejum e oração,  remontando a sua origem, pelo menos ao final do séc. IV.

Num país profundamente religioso como o nosso, é compreensível que a Quaresma esteja amplamente representada na tradição musical portuguesa, como ficou provado em 1972 quando foi editada em LP, a Antologia “Cantos Religiosos Tradicionais Portugueses”, com recolhas de Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça, revelando os tesouros da religiosidade popular, recolhidos pelos autores entre 1960 e 1972 (ainda sem os Açores e a Madeira).

Daí até se editar uma obra em que somente são recriados e interpretados temas desta época de trevas, vai uma grande diferença… E a grande diferença é a capacidade demonstrada neste trabalho “Cantos da Quaresma”, por César Prata e Sara Vidal, de pegar em cantos e preces, e utilizá-los como fonte de inspiração da sua criatividade.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com