Depois de conquistarem milhares de adeptos um pouco por toda a Europa e América do Norte, as casas e anexos em madeira chegam a Portugal e são cada vez mais populares no nosso país. Na região sul, em particular, pequenos bungalows em madeira ou até grandes chalés vão pontuando a paisagem com novos tons que se fundem com a natureza. Mas o que explica este súbito aumento na popularidade das casas em madeira no sul do país?
Há um conjunto de fatores que fazem das regiões do Sul de Portugal o cenário perfeito para construir uma casa em madeira, uma pequena cabana de jardim ou até, para os interessados em investir, um alojamento com uma vertente de turismo de natureza. Seja qual for o propósito, hoje em dia existem empresas que fornecem kits pré-fabricados de alta qualidade, como é o caso dos abrigos de jardim em madeira Pineca, uma empresa que conta com uma grande diversidade de modelos que se encaixam em todos os gostos e necessidades.
Por outro lado, são vários os fatores que podem explicar o aumento da popularidade destas construções em madeira. Primeiro, o clima. Os verões quentes e secos e invernos moderados potenciam as propriedades isolantes da madeira, que ajuda a regular a temperatura no interior, mantendo-a mais fresca em dias de calor e mais quente durante a época do frio. Em termos estéticos, a madeira é um material apelativo, que convida ao relaxamento e contacto com a natureza, enquadrando-se na perfeição em zonas mais tranquilas – algo que é, aliás, muito procurado por turistas e viajantes que anseiam, cada vez mais, fugir dos espaços sobrelotados e do turismo mais massificado.
Os abrigos de jardim em madeira permitem elevados níveis de personalização, uma vez que, para além da grande diversidade de modelos pré-fabricados já vendidos pelas empresas, é ainda possível desenvolver, de raiz, projetos à medida. Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento da popularidade dos projetos DIY (do-it-yourself) e um interesse crescente em espaços exteriores e interiores personalizados, tanto na disposição dos elementos arquitetónicos como na própria decoração. Outra das razões que leva à popularidade da madeira prende-se com o facto de ser um material amigo do ambiente, renovável e sustentável, sobretudo se for proveniente de florestas geridas de forma responsável. Com a crescente consciencialização para as questões ambientais, verifica-se uma preferência entre os residentes ou turistas da região por opções com menos impacto no meio ambiente.