Começo, hoje, uma colaboração com a Rádio Diana

Crónica de Opinião
Terça-feira, 09 Janeiro 2024
Começo, hoje, uma colaboração com a Rádio Diana
  • Capoulas Santos

Começo, hoje, uma colaboração com a Rádio Diana, em resposta a um convite que me honrou, por provir de um órgão de comunicação social que presta um relevante serviço à cidade e à Região e que muito contribui para a ligação entre os membros da nossa comunidade.
Coincide o início desta colaboração com um Novo Ano, pelo que desejo a todos os ouvintes, e aos que, diariamente, fazem com que a Rádio Diana aconteça, os melhores votos de sucesso e de felicidades.
Infelizmente, é um ano que se inicia, no plano nacional, num quadro de incerteza quanto ao futuro e de instabilidade política. No plano comunitário a ameaça é a fragmentação da coesão no Conselho Europeu. E, no plano internacional, estaremos sob o signo da guerra e da tragédia e da desumanidade que lhe estão sempre associadas.
Contudo, sendo a esperança e a resiliência face às adversidades uma característica da natureza humana, olhemos positivamente para 2024, esperando que a mesma opere o milagre de inverter a trajetória que apenas parece conduzir ao abismo.
Centrando-nos, no plano nacional, como é sabido, a atual legislatura, que deveria terminar em 2026, foi abruptamente interrompida de um modo que a História, um dia, explicará, mas que é, no mínimo, difícil de compreender, pelo menos para aqueles que, como eu, confiam na separação de poderes e na independência do poder judicial.
Com a demissão do Primeiro-ministro e a recusa do Presidente da República em investir um novo governo apoiado pela atual maioria parlamentar, o país entrou já, de facto, em campanha eleitoral, como ficou bem demonstrado na agenda política do ultimo fim de semana.
O PS entronizou, em contexto de grande unidade, diga-se, um novo líder, e a direita conservadora e democrática, perante o espectro do crescimento da extrema-direita, reeditou a Aliança Democrática de 1979, que, em boa verdade, não deixou uma boa memória aos portugueses.
Esperam-nos, assim, tempos de grande agitação política que, seguramente, nos darão bons temas para reflexão nas nove semanas que nos separam do dia 10 de março.
Um bom resto de dia para todos

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com