Comportamentos e resultados

Crónica de Opinião
Quarta-feira, 24 Novembro 2021
Comportamentos e resultados
  • José Policarpo

Este país não consegue não consegue mesmo manter-se em patamares de excelência por muito tempo. Fomos os piores a liderar com a terceira e quarta vagas desta maldita pandemia, quem não se lembra do pico de óbitos que ocorrera no final do mês de janeiro motivado pela descoordenação dos serviços públicos na gestão dos períodos festivos do natal e ano novo, respetivamente.

Na verdade, aplica-se aqui em cheio o adágio popular “casa roubada trancas na porta”, foi preciso chamar a logística das forças armadas para colmatar o que os dirigentes públicos não acertavam. O resultado foi magnífico: passámos para o topo do mundo na vertente dos mais vacinados por milhar de habitantes, quase 90% da população em Portugal tem as duas doses.

Ora, como a boa da cigarra, hoje socorro-me dos adágios populares e das fábulas para dizer o que penso, foi tudo, ou quase tudo, ainda há boas e raras exceções, para a “festa” pensando que pandemia era passado e o problema só afetava os outros países.

Eis senão quando a incidência de casos num mês, praticamente, triplicou, das centenas de casos diários passámos para quase três milhares. E agora o que fazer se o Gouveia e Melo foi à sua vida e a boa da Task Force ficou com meia-dúzia de pessoas. Aparentemente, a inoculação da terceira dose da vacina aos maiores de 65 anos até ao dia 19 de dezembro, ficará para as calendas…

Em suma, há uma conclusão que não pode deixar de se tirar: o país só funciona sob pressão motivado pelos problemas. Aliás, o futebol, também, é disso exemplo. A Seleção tinha tudo para ser apurada para o mundial a realizar no Catar, mas agora terá que disputar o play-off.

Porém, os insucessos do futebol só causam mossa no lado emocional dos portugueses, enquanto os insucessos do Estado penaliza-nos a todos como comunidade e traz a muitos de nós miséria. Donde, para podermos atingir novos resultados não podemos ter os mesmos comportamentos.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com