Conselhos de especialista de bancada

Nota à la Minuta
Terça-feira, 12 Janeiro 2021
Conselhos de especialista de bancada
  • Alberto Magalhães

 

 

Aqui estamos nós, prestes a voltar a um confinamento quase geral. Enfrentamos um grave problema sanitário, com as novas infecções a crescer a galope e os serviços de saúde à beira da exaustão e do colapso; mas também teremos um agravamento das condições económicas e sociais, com muitas empresas que já agonizavam a morrer de vez e muitas famílias atiradas para o desemprego e a pobreza; para cúmulo, correremos o risco de endoidecer, mercê da sujeição massiva a mensagens contraditórias: “não saia de casa, pela sua saúde” – “votar é seguro, vá votar”.

Pois bem, já que o confinamento começa esta 5ª feira e os seus termos concretos estão na forja, aqui ficam algumas sugestões deste treinador de bancada, depois – é claro – de consultar vários especialistas:

As empresas que forem obrigadas a fechar, que sejam – adequada e atempadamente – ressarcidas dos prejuízos. Que aos trabalhadores sem mínima protecção, esta seja fornecida sem delongas e miserabilismos. Que, finalmente – e ainda que com meses de atraso – se reforcem as equipas de saúde pública com mais rastreadores de contactos de risco, sem os quais se perdem as linhas de contágio. Que se mantenham abertas as creches, jardins de infância e os dois ou três primeiros ciclos do ensino obrigatório, mas se passem os alunos do secundário e superior para aulas virtuais, com excepção das aulas laboratoriais e outras aulas práticas.

Última, mas não menos importante, sugestão, dirigida aos nossos deputados: tratem de criar condições para que, nas eleições autárquicas, seja fácil votar pelo correio. Ou será que partilham dos receios de Donald Trump?

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com