Costa bate na Galp em Matosinhos

Nota à la Minutaa
Terça-feira, 21 Setembro 2021
Costa bate na Galp em Matosinhos
  • Alberto Magalhães

Ontem, António Costa foi o bombo de festa da oposição, da extrema-direita à extrema-esquerda, mercê da descompostura a que, no domingo, em Matosinhos, submetera a Galp por, em 21 de Dezembro do ano passado, ter anunciado o encerramento da refinaria ali situada. Pois se soube agora proclamar que “era difícil imaginar tanto disparate, asneira, irresponsabilidade e falta de solidariedade como aquela que a Galp deu provas em Matosinhos”, se soube agora acusar a Galp de não ter preparado a requalificação e novas oportunidades de trabalho para os que iam perder os seus empregos, por que não interveio no processo mais cedo e até se congratulou, em Maio passado, com o enorme ganho ambiental derivado do encerramento da refinaria?

Ora bem, hoje tenho de defender, embora só parcialmente, António Costa. Quem o acusa de contradição deve ir ver o que ele realmente disse há quatro meses (passo a citar, segundo o JN de 7 de maio): “neste concelho de Matosinhos, acaba de encerrar uma refinaria. Foi um enorme ganho para a redução das emissões, mas, também, um enorme problema pela necessidade de garantir emprego a todos aqueles que aqui trabalhavam”. E concluía: estes “têm de possuir a oportunidade de transitarem para novos empregos.”

É verdade que, segundo o Público, a 12 de Fevereiro os trabalhadores se queixavam do silêncio do primeiro-ministro e do “presidente dos afectos”. Também é verdade que é muito difícil ter sol na eira (combate ao petróleo) e chuva no nabal (refinarias a funcionar). Quanto à Galp, José Carlos Silva, administrador, resumiu a coisa na AR, em Janeiro: “Estamos a importar crude e o produto que vendemos a seguir não paga o crude que importamos.”

Voltando à sova de Costa na Galp, não achei bonito o incitamento à candidata do PS para que, em ganhando, tudo faça para impedir a empresa de fazer nos terrenos agora disponíveis “o que lhe der na real gana”. Não havia necessidade.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com