De costas voltadas!

Crónica de Opinião
Quarta-feira, 07 Fevereiro 2018
De costas voltadas!
  • José Policarpo

As repetidas ruturas nas condutas de água que fornecem os domicílios da cidade de Évora, já não são novidade para ninguém. A Câmara Municipal fez saber que necessita de 20 milhões de euros para atacar o problema na sua raiz. Eu pergunto: quem é que vai pagar esta fatura? O orçamento municipal, tanto quanto julgo saber, em lugar nenhum, a prevê.
Na verdade, mesmo para alguém que em matéria de abastecimento de água, não perceba nada, não será difícil de concluir que, se não houver intervenção ao nível da manutenção e renovação da infraestrutura, condutas e canos, mais cedo do que tarde, teremos um sério problema no fornecimento de água na cidade de Évora. Por isso, é urgente atacar este problema de frente e não o empurrar com a barriga, como diz sabiamente o povo.
Outro problema é o da gestão da água em baixa, esta é a denominação que se utiliza quando se quer referir a canalização que conduz a água às nossas casas, são o das perdas existentes. Há quem fale em 30% de perdas no município de Évora, em cada 100 litros de água pagos pela Câmara Municipal, esta só consegue disponibilizar 70 litros. Donde, há um défice de 30% que é suportado pelo orçamento municipal, ninguém tenha a mais pequena dúvida disso. Não há almoços grátis e tudo será pago, no limite, com o nosso dinheiro. Acho que não devíamos ignorar este problema. Eu pela minha parte, não o ignoro.
Ora, se Câmara Municipal não estiver sensibilizada para o problema da gestão da água, certamente, teremos o fornecimento das nossas casas colocado em causa, pelo menos na regularidade e na eficácia que todos o exigimos. E, para ilustrar o pouco cuidado que o município, alegadamente demonstra no tratamento desta questão, e aqui falo concretamente dos serviços municipais. Existe uma pequena fuga junto à igreja do Espírito Santo, localizada no início da rua do Conde da Serra da Tourega, que dura há mais de quinze dias. Pergunta que aqui deixo: há alguma razão para que esta fuga de água ainda não tenha sido estancada e resolvida. Estou certo que não há.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com