Economia pessoal: 5 dicas para montar um planejamento financeiro eficiente

Informações
Quarta-feira, 23 Junho 2021
Economia pessoal: 5 dicas para montar um planejamento financeiro eficiente
  • Entretenimento

Organizar as contas não é tão simples como parece. Embora tenham um emprego de renda fixa com um salário suficiente, muitas pessoas têm dificuldades para cumprir com suas obrigações econômicas.

Quando isto acontece, as consequências são muito negativas, pois além de ter problemas para afrontar as despesas da vida cotidiana, elas não podem estabelecer nem cumprir metas e objetivos econômicos que lhes permitirão avançar na vida.

Um bom planejamento financeiro ajuda a aumentar os lucros sem necessidade de apostar na Bwin, assim como também é útil para reduzir os gastos. Não sabe por onde começar? Continue a ler.

A importância do planejamento financeiro

O planejamento financeiro é uma ferramenta que ajuda a organizar e a controlar o orçamento pessoal, tendo em conta os ganhos e os gastos. Basicamente, consiste em um registro da vida econômica que ajuda a tomar decisões.

Ele serve para armar estratégias financeiras que facilitem o alcance dos objetivos econômicos de acordo com o perfil e as características de cada pessoa. Pode ser utilizado para pagar dívidas, comprar uma propriedade, sair de férias ou fazer investimentos.

5 conselhos para um bom planejamento financeiro

Precisa colocar ordem na sua economia pessoal, mas não sabe por onde começar? Confira estas dicas para criar um planejamento financeiro que lhe permita atingir seus objetivos.

Anote seus ganhos

A única forma de estar ciente da situação financeira na qual se encontra é fazer uma análise dos dados.

Comece pelos ganhos fixos. Se puder, registre as previsões de um ano, dividindo-o por mês. Coloque salários e rendas que não variam, como aluguéis de propriedades ou locais comerciais.

Registre suas despesas

Depois de anotar os ganhos, chegou a hora de analisar as despesas. Coloque os gastos fixos ao longo do mesmo período, como plano de saúde, celular e internet, aluguel e prestações do carro.

Não se esqueça de incluir valores de referência para as contas de luz, gás, água e outros serviços que podem ter custos variáveis.

Divida os gastos por categorias para ter uma noção mais clara dos itens ou serviços que representam os maiores gastos dentro do orçamento. Desta forma, será mais fácil saber onde deve economizar.

Gaste em função do seu padrão de vida

Aprenda a diferenciar entre gastos necessários e desejos ou compras supérfluas. Foque-se em pagar suas contas e cumprir com seus compromissos e reserve um dinheiro para satisfazer gostos adicionais.

Crie objetivos financeiros

A melhor forma de cumprir com o planejamento sem cair na tentação de gastar demais é estabelecer metas econômicas. Podem ser de curto, médio e longo prazo, de acordo com as necessidades de cada um.

Quer economizar para fazer uma viagem? Seu objetivo é comprar um carro ou uma casa? As metas ajudam a manter o foco e a ser constantes.

Tenha uma fonte alternativa de renda

Para resguardar sua economia pessoal, cumprir com as obrigações e proteger seu bolso em casos de imprevistos ou emergências, é fundamental contar com um ingresso extra.

As alternativas são diversas. Fazer trabalhos de consultoria ou freelancer, dar aulas particulares, vender diferentes artigos ou bens de consumo ou investir em algum negócio são algumas das possibilidades.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com