EUA – Trump vs Biden – I

Nota à la Minuta
Quarta-feira, 30 Setembro 2020
EUA – Trump vs Biden – I
  • Alberto Magalhães

 

 

Acabo de ver o primeiro de três debates entre Donald Trump e Joe Biden e confesso que o meu maior receio não se concretizou: Trump não esmagou Biden. Na primeira meia-hora, bem o tentou, interrompendo-o constantemente, tentando quebrar-lhe o fio do pensamento. Cheguei a temer que Chris Wallace, o moderador, tivesse perdido, definitivamente, o controlo do debate, mas, embora a custo, ele lá conseguiu retomar o poder, obrigando Trump a moderar a sua costumeira truculência.

Aliás, foi Biden quem, saindo do torpor em que, a meus olhos, se tem mantido, acabou por se mostrar mais aguerrido ao nível do insulto, tratando Trump de mentiroso, palhaço, fantoche de Putin, entre outros mimos inesperados. Contudo, ao nível da argumentação foi menos demolidor, aproveitou mal a história do The New York Times sobre a fuga do presidente ao IRS e, inexplicavelmente, nem sequer referiu a dívida de várias centenas de milhões de dólares que Trump tem para saldar, perdendo assim a oportunidade de, uma vez por todas, pôr fim ao mito da sua habilidade para os negócios.

Em resumo, Trump esteve longe de arrumar com o Biden “Dorminhoco” e o seu adversário, embora relativamente desperto, não conseguiu vencer claramente o debate. No primeiro de três rounds, nenhum dos combatentes conseguiu supremacia.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com