Falsa sensação de segurança ou de insegurança?

Nota à la Minuta
Quinta-feira, 13 Janeiro 2022
Falsa sensação de segurança ou de insegurança?
  • Alberto Magalhães

A sensação tem vindo a crescer, dia a dia, desde que, pela primeira vez, ouvi falar da variante ómicron. Um desconforto nas vozes especialistas, uma resistência em admitir a possibilidade de que, sendo embora bastante mais contagiosa, ela pudesse ser mais benigna.

Parece menos agressiva, mas ainda pouco se sabe”, “talvez possa ser mais benigna, mas…”, “embora pareça ser menos severa, a sua maior transmissibilidade não afasta o perigo de sobrecarga do SNS”.

Enquanto isso, mesmo com o nível de informação muito abaixo do limiar do inadmissível, mesmo com todos os “ses”, os “sim, mas…”, os “é preciso esperar por mais evidências”, foi-se tornando óbvio que o efeito conjugado da vacinação com o domínio da ómicron, era mesmo muito promissor e pedia entusiasmo. Mas não, ainda ontem, a ideia para esta Nota surgiu-me ao ouvir alguém no ecrã quase a lamentar-se da ómicron “ser menos severa”, e poder dar aos incautos uma falsa sensação de segurança, como dizia (em tempos que já esquecemos) a Dr.ª Graça Freitas, em relação às máscaras.

Para que percebêssemos melhor quão grande é a falta que nos fazem dados sobre a composição do grupo de pessoas com Covid-19, internadas nos hospitais, quantas estavam vacinadas, com quantas doses, e quantas tinham doenças outras, ontem, do Hospital de Santa Maria veio a informação de que, imagine-se, dos internados com Covid-19 vacinados, 3/4, apesar de positivos no teste, foram levados ao internamento por outros motivos que não o Covid-19. Digamos que, e quero ser meigo, impera, desde o princípio da pandemia, a mais completa bandalheira estatística no ministério da Saúde. Não se sabe se quem morre, morre de Covid ou simplesmente com Covid, nem se tinha uma, duas, três ou nenhuma, dose de vacina. O ambiente é propício à especulação desenfreada, à mistificação e, claro, às teorias da conspiração. Haverá quem esteja interessado em criar uma falsa sensação de insegurança?

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com