Homenagens Merecidas

Crónica de Opinião
Segunda-feira, 26 Junho 2017
Homenagens Merecidas
  • Bruno Martins

No próximo dia 29 de Junho – Feriado Municipal e Dia da Cidade de Évora – pelas 11h no Salão Nobre dos Paços do Concelho – serão homenageados (a título póstumo) duas figuras ímpares.
José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos – o enorme Zeca Afonso – figura ímpar da cultura portuguesa contemporânea e um símbolo maior da resistência e da luta contra a ditadura que amordaçou o país durante quase meio século, receberá, após proposta do Bloco de Esquerda, aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal de Évora, a Medalha de Ouro da Cidade. Évora homenageia assim o homem cujo legado transcende, largamente, a obra poética e musical de excepção, visceralmente comprometida com os valores maiores da liberdade, da fraternidade e da solidariedade, numa coerência irrepreensível com o seu pensamento e acção políticos.
Receberá a Medalha de Mérito Municipal – Classe Ouro, após proposta do executivo CDU, Joaquim José Abreu Soares. E que homenagem tão merecida para um homem da cultura e que elevou o cante alentejano ao nível mundial. O Alentejo, e Évora, devem-lhe muito, pelo que a atribuição desta Medalha, a título póstumo, é um bonito acto de gratidão.
Convido todos os leitores e ouvintes a estarem presentes nesta sessão solene e associarem-se a estas merecidas homenagens.
Até para a semana!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com