Importância dos OCS

Crónica de Opinião
Sexta-feira, 13 Janeiro 2023
Importância dos OCS
  • Rui Mendes

A comunicação social tem tido um papel de fundamental importância no controlo político, particularmente no que concerne a membros do Governo, mostrando as fragilidades de alguns e, em razão disso, obrigando a demissões, deixando o Governo cada vez mais débil.

Esta fiscalização exercida pela comunicação social é histórica, já teve consequências em vários Governos, tem tido um particular efeito neste último Governo.

Os últimos tempos têm sido pródigos em casos que obrigaram a demissões no Governo, aconteceu com o ex-secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, com a ex-secretária de Estado do Tesouro e com a ex-secretária de Estado da Agricultura, todos saíram do Governo por razões de natureza fiscal ou judicial.

Pretende agora o Governo criar um modelo de escrutínio para os putativos novos membros do Governo, aplicando-lhes previamente um questionário composto por 36 questões, de modo a conhecer as condições políticas dos convidados a integrar o Governo, desde logo, entre outras, razões de natureza fiscal e judicial.

Este mecanismo que agora veio a ser publicitado pelo Governo pouco irá alterar, trata-se de um mero formalismo para dar cobertura às escolhas do primeiro-ministro para membros do Governo.

Não obstante, a responsabilidade das escolhas cairá sempre sobre o primeiro-ministro, porque é a ele que compete constituir o Governo e escolher as pessoas para o Executivo. Se preencheram um questionário ou não, isso pouco nos deve interessar.

Este é mais um fait divers para desviar as atenções do problema, e para criar uma sensação que se tomou uma medida para o resolver.

Evidentemente que tudo se manterá como estava, daqui por algum tempo já ninguém se lembra, nem ninguém falará deste dito questionário.

Por isso o importante é que a comunicação social continue a funcionar como um órgão de controlo ao Governo, e a fazer o escrutínio dos Governantes e, naturalmente, de outros titulares de cargos públicos.

Esse papel da comunicação social é de fundamental importância ser exercido, para mais porque o país está globalmente controlado pela maioria que nos governa.

 

Até para a semana

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com