Irão ataca americanos no Iraque

Nota à la Minuta
Quarta-feira, 08 Janeiro 2020
Irão ataca americanos no Iraque
  • Alberto Magalhães

 

 

Enquanto gravo esta nota, o Irão acaba assumir que atacou duas bases militares americanas no Iraque. Diz mais, que se os EUA aguentarem caladinhos e sem ripostar, se ficarão por aqui; caso contrário, atacarão de novo, mas desta vez em solo americano. Mais avisam que se Israel, o Dubai ou qualquer outro Emirato Árabe se prestarem a servir de base para futuros ataques americanos, serão severamente castigados.

Para prevenir ataques à navegação petrolífera britânica, o Reino Unido já mandou avançar alguns navios de guerra para o Golfo Pérsico. O preço do petróleo, nas últimas horas, já aumentou 5%. As bolsas asiáticas abriram em perda e as outras deverão seguir o mesmo caminho.

Donald Trump esteve em reunião na Casa Branca e ainda não disse nada, mas seria muito estranho – talvez mesmo catastroficamente humilhante – se os EUA se submetessem ao ultimato iraniano e se ficassem. Sendo embora Trump um fanfarrão imprevisível, seria demasiado estúpido (mesmo para ele) ter, neste caso, entrada de leão e saída de sendeiro.

Mas atenção! Esta resposta de Teerão ao assassinato do general Soleimani, também corre o risco de ser demasiado impulsiva e imprudente. Ao atacar a partir de território nacional, em vez de usar as milícias iraquianas que lhes são fiéis, as autoridades iranianas arriscam-se a que Trump – obrigado ou de vontade – use o seu desmesurado poder de fogo directamente sobre o Irão. A borrasca parece certa.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com