Lusitano de Évora – o melhor clube do Alentejo?

Informações
Quinta-feira, 20 Outubro 2022
Lusitano de Évora – o melhor clube do Alentejo?
  • Entretenimento

Um verdadeiro colosso no desporto da zona sul de Portugal, será o Lusitano de Évora o melhor clube de sempre do Alentejo? Veja aqui a história e feitos deste colosso

Lusitano de Évora – O Verdadeiro Colosso do Futebol no Alentejo

Será o Lusitano de Évora o melhor clube do Alentejo? Fique aqui a conhecer a vasta e rica história desta formação, atual campeã da AF de Évora e equipa da região com maior número de presenças na primeira divisão nacional

O Lusitano Ginásio Clube, conhecido habitualmente por Lusitano de Évora, é um dos clubes mais históricos do nosso país e um emblema da região alentejana. O seu próprio lema “Fazendo Forte Gente Fraca” é um testemunho das forças das gentes desta zona do país, muitas vezes negligenciada pelo poder central. Será o Lusitano de Évora o melhor clube do Alentejo? Veja as razões para este emblema ser digno desse reconhecimento!

Fundado sob o signo do 11

Nascido como Lusitano Futebol Clube, o nascimento teve origem num grupo de jovens entre 13 e 15 anos que se junta no Adro da Igreja da Graça. A data de fundação é o dia 11/11/1911 e, com a primeira sede na Travessa da Bola nº11, o clube ficou conhecido precisamente pela prática do futebol de 11. Bem antes do surgimento de sites como o Apostas Futebol, o Lusitano foi o vencedor do primeiro campeonato da Associação de Futebol de Évora, na temporada 1917/18

Seguiram-se mais cinco títulos na década de 1920, e é também nos anos 20 que surge o nome atual, Lusitano Ginásio Clube. Destacando-se pelo ecletismo, ao longo dos anos a instituição ganhou notoriedade em outras modalidades como o pugilismo, ginástica, andebol, atletismo, basquetebol e outras. E no futebol, jogando desde o emblemático “Campo Estrela”, inaugurado a 15 de junho de 1914, o Lusitano de Évora continuou a conquistar títulos nas décadas de 1930 e 1940. Mas o período áureo da sua história chega nos anos 50, quando a subida à primeira divisão nacional foi concretizada.

Período Áureo do Lusitano de Évora

As décadas de 1950 e 60 marcaram os anos de ouro do Lusitano de Évora, após a muito aguardada chegada ao Campeonato Nacional em 52/53. E, ao marcar presença por 14 épocas seguidas no principal escalão, o Lusitano de Évora é a equipa alentejana com mais presenças na 1ª Divisão.

Um nome fica ligado a esta passagem dourada pelo Campeonato Nacional. Dinis Vital passou 14 anos no clube, e o guarda-redes (que hoje em dia dá nome à Taça da Associação de Futebol de Évora) ajudou em 1952/53 o Lusitano de Évora a chegar às meias-finais da Taça de Portugal e a conquistar o quinto posto em 1956/57, a melhor classificação de sempre na liga nacional.

Descida e tempos conturbados

Depois de ter sido despromovido em 1966 aos escalões secundários, o Lusitano de Évora nunca mais atingiu os maiores palcos do futebol em Portugal. Ainda assim, a sua vitrine de troféus continuou a ser preenchida com mais taças, contabilizando atualmente 15 Campeonatos da Associação de Futebol de Évora e mais 5 Taças Dinis Vital.

Mesmo passando por tempos conturbados neste século, com destaque para o conflito entre clube e SAD, o Lusitano de Évora tem conseguido manter-se como farol da formação e das modalidades amadoras no futebol alentejano, e recentemente voltou a dar cartas no futebol de 11. Em 2022 o clube conseguiu mesmo um triplete a nível regional, levando para casa o Campeonato, a Taça dos Campeões e a Supertaça da Associação de Futebol de Évora. Estes resultados deixam a esperança de que este colosso do desporto nacional se possa reerguer, para continuar a confirmar o Lusitano de Évora como o melhor clube do Alentejo.

Conteúdo inserido por Cultedge

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com